A ÁRVORE DE IROCO

Posted by on 10 de junho de 2013

Erinlé, o caçador e outros contos africanos. Autor: Adilson Martins.

Nas florestas existe uma árvore gigantesca conhecida pelo nome de Iroco.

 

Os nativos evitam de todas as formas chegar perto dessa árvore porque, segundo acreditam, nela mora o espírito de um homem muito velho que anda ao seu redor durante a noite, carregando nas mãos uma tocha acesa para assustar os viajantes.

A lenda conta que qualquer pessoa que olhar o rosto de Loko, o espírito do velho, enlouquece rapidamente.

Por ser uma árvore imensa, de galhos enormes, o iroco atrai lenhadores, que se sentem tentados a derrubá-lo para que obtenham boa madeira.

Isso é considerado garantia de má sorte, pois o lenhador que ousar cortar o iroco será perseguido, assim como toda a sua família, pelo espírito que habita a árvore.

Dizem os mais velhos que, em qualquer casa onde existam móveis ou objetos feitos com a madeira do iroco, ouvem-se, durante a noite, gemidos e ruídos estranhos, feitos pelo espírito que, preso à madeira, reclama por não poder vagar pela floresta carregando a sua tocha.

 

Iroco é o nome de uma árvore que existe em muitos países da África, desde a Costa do Marfim até Moçambique. O iroco pode chegar a 50 metros de altura e à largura de uma casa. A árvore tem uma vida muito longa: em uma cidade da Nigéria, existe um iroco que nasceu em torno de 1150. Um grande morcego africano (o morcego-palha ou raposa-voadora) come os frutos do iroco. Para os iorubás, o iroco é uma árvore sagrada: suas raízes mergulham no fundo da terra, sua copa atinge o céu e ela vive eternamente. Por isso, é o eixo do mundo e morada dos deuses.

Texto extraído do livro: Erinlé, o caçador e outros contos africanos. Adilson Martins. Pag. 10-12. 1º edição- Rio de Janeiro, Editora Pallas, 2010.


 

2 Responses to A ÁRVORE DE IROCO

  1. Marcos Barbosa

    Gostaria de saber se vocês vende muda de obi, orobô, mariô, akokô e quanto custa cada muda deve ter uma altura de aproximadamente 1.50 Mt e como pode mandar para mim interior de S.P.

    • Gunfaremim

      Prezado Marcos, eu não faço venda de mudas. Dê uma olhada no post sobre venda de mudas, lá existe o contato para tal. Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*