Iyá Mi Eleye e as árvores de poder

Posted by Gunfaremim on 26 de novembro de 2013

 

Igí Ìyeyé/ Okinkán- Cajá mirim (Spondias mombin)

Um dia as Iá Mi vieram para a Terra e foram morar nas árvores. As Iá Mi fizeram sua primeira residência na árvore do orobô. Se Iá Mi está na árvore do orobô e pensa em alguém, este alguém terá felicidade, será justo e viverá muito na terra.

 

As Iá Mi Oxorongá fizeram sua morada na copa da árvore chamada araticuna-da-areia. Se Iá Mi esta na copa da araticuna-da-areia e pensa em alguém, tudo aquilo de que essa pessoa gosta será destruído.

 

 

 

Opaoká

As Iá Mi fizeram sua terceira casa nos galhos do baobá. Se Iá Mi está no baobá e pensa em alguém tudo o que é do agrado dessa pessoa lhe será conferido.

 

As Iá Mi fizeram sua quarta parada no pé de Iroco, a gameleira-branca. Se Iá Mi esta no pé de Iroco e pensa em alguém, essa pessoa sofrerá acidentes e não terá como escapar.

 

As Iá Mi fizeram uma quinta residência nos galhos do pé do Apaocá. Se Iá Mi esta nos galhos do Apaocá e pensa em alguém, rapidamente essa pessoa será morta.

 

As Iá Mi fizeran sua sexta residência na cajazeira. Se Iá Mi está na cajazeiraa e pensa em alguém, tudo o que ela quiser poderá fazer, pode trazer a felicidade ou a infelicidade.

 

As Iá Mi fizeram sua sétima morada na figueira. Se Iá Mi está na figueira e alguém lhe suplica o perdão essa pessoa será perdoada pela Iá Mi.

 

Iroko

Mas todas as coisas que as Iá Mi quiserem fazer, se elas estiveram na copa da cajazeira elas o farão, porque na cajazeira é onde as Iá Mi conseguem seu poder.
Lá é sua principal casa, onde adquirem seu grande poder.
Podem mesmo ir rapidamente ao além, se quiserem, quando estão nos galhos da cajazeira. Porque é dessa árvore que vem o poder de Iá Mi e não é qualquer pessoa que pode manter-se em cima da cajazeira.

Igi Osè / Akapassatin (fon)- Baobá (Adansonia digitata)

 

TEXTO EXTRAÍDO DE: PRANDI, Reginaldo; Mitologia dos Orixás  -Editora Companhia das Letras

5 Responses to Iyá Mi Eleye e as árvores de poder

  1. Rogério g. de oliveira

    axe mojuba, mojuba

  2. regina

    bom dia preciso de um livro sobre a iyas osoronga tudo sobre elas pode me ajudar?

    • Gunfaremim

      Prezada Regina, não sei se existe um livro com esse conteúdo, mas indico a leitura do Livro “As Senhoras do Passaro da Noite” do Carlos Eugênio Marcondes de Moura, Editora EDUSP. É bem interessante e esclarecedor. Sou do pensamento que fundamento se aprende na casa de santo, mas é sempre válido uma boa leitura. Um grande abraço mana.

  3. Regina

    Estou apaixonada pelo texto acima. Estou a procura de uma casa de santo.
    Gostaria de uma consulta, como faço para conhecer a casa. Prolemas de saude, cobrança de santo …
    Desde ja um grande abraço e muito obrigada!

    • Gunfaremim

      Prezada Regina, Não tenho casa aberta, mas caso ainda esteja necessitando de uma orientação espiritual posso sugerir o contato de meu zelador, o babalorixá Eduardo Abiodun, de Ayrá. Você pode entrar em contato pelo email: posseidonetuno@hotmail.com. Espero que já se encontre melhor de saúde. Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>