DICAS DE LEITURA- ETNOBOTÂNICA

Posted by on 15 de junho de 2015

Aqui vão duas dicas importantes para aqueles que se interessam por etnobotânica, e buscam entender melhor essa área do conhecimento, onde os valores tradicionais merecem um destaque todo especial.

O primeiro livro é sugerido para os iniciantes na área, o segundo já é indicado para aqueles que buscam um maior aprofundamento nessa disciplina fantástica. Boa leitura!

 

 

Introdução à Etnobotânica – Ulysses Paulino de Albuquerque

  • Gênero: Ciências Biológicas
  • Subgênero: Biologia,  Botânica
  • Autor: Ulysses Paulino de Albuquerque
  • 2a. edição , 2005
    Formato: 14x21cmBrochura – 80 páginas
  • Editora: INTERCIÊNCIA

O livro levanta algumas das principais questões com que o neófito se depara ao estudar qualquer área de especialização da ciência.  Vários conceitos são apresentados ao longo dos capítulos, que refletem a orientação e o entendimento do autor sobre o assunto.  O livro levará o leitor por um caminho claro, cativante e objetivo, sendo um ponto de partida seguro para o pesquisador iniciante.

INTRODUÇÃO A ETNOBOTÂNICA

 

Métodos e técnicas na pesquisa etnobiológica e etnoecológica / organizadores Ulysses Paulino de Albuquerque, Reinaldo Farias Paiva de Lucena, Luiz Vital Fernandes Cruz da Cunha

Este livro representa a natural evolução do Métodos e Técnicas na Pesquisa Etnobotânica. Percebemos que o livro anterior era consultado não só por pesquisadores e estudantes interessados em etnobotânica, mas por pessoas de diferentes áreas. Tal qual o anterior, este livro foi escrito para ajudar as pessoas a lidarem com os métodos: pensar sobre os dados que coletam, escolher os procedimentos mais apropriados para a coleta desses dados, refletir sobre a sua prática, o seu fazer científico. Ao longo dos anos procuramos aperfeiçoar o texto, envolver novos colaboradores, enriquecer os capítulos, oferecer uma visão mais ampla o possível da diversidade de instrumentos que podem ser usados em uma pesquisa Etnobiológica ou Etnoecológica. Estamos seguros de que o texto não está isento de falhas, mas também estamos certos que, tal qual aconteceu com o livro anterior, receberemos sugestões e comentários do leitor para o aperfeiçoamento da obra a cada nova edição. Neste livro, o leitor encontrará 24 capítulos que abordam diferentes aspectos de uma pesquisa qualitativa e/ou quantitativa. Temos diversas obras brasileiras sobre métodos de pesquisa, e cada ano o mercado editorial ganha textos cada vez mais práticos e completos. Todavia, a intenção deste Métodos e Técnicas na Pesquisa Etnobiológica e Etnoecológica, é ser um manual de cabeceira, para ajudar você leitor a tomar decisões. Grande parte deste livro resulta da experiência dos autores com as temáticas que descrevem, de modo que seus exemplos dêem substância a ideias e procedimentos muitas vezes abstratos. Por isso, somos gratos ao comprometimento e envolvimento de todos os autores, pois tornaram esta obra possível.

Organizadores: Ullysses Paulino de Albuquerque; Reinaldo Farias Paiva de Lucena; Luiz Vital Fernandes Cruz da Cunha.

Ano: 2010 (1ªEdição)

Número de páginas: 559

Editora: NUPEEA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*