Saudando Agué…

Posted by on 14 de agosto de 2010

Arte realizada por Patrick de Ayrá
Aguê máa inón ó pa àdá
Aguê máa inón ó pa àdá ô
Ágüe não quer fogo nem facão que o mata
Ágüe não quer fogo nem facão que o mata

Igba nbò mi agué nì Orô
Ae ae
Igba nbò mi agué nì Orô
Ae agué
Cabaça faça-me crer em Orô
Ae ae
Cabaça faça-me crer em Orô
Ae Agué
Agué fígbó e ti móòkè
Agué figbó e ti móòkè.
Ewé ewé Agué
Isó tó adáfá
Arte realizada por Patrick de Ayrá
Itòróró Aguê tòróró sagui
Izo izo Aguê izo izo sagui

Bomgbo sé mi Aguê mirô  aê aê
Bomgbo sé mi Aguê mi rô aê Aguê.

Ago otim dun ago Agué otim dun
Ago otim dun  ago Agué olepe.

Arte realizada por Patrick de Ayrá
Ago epo ago Ague epo
Runbere ko azan 
Ago Agué olepe.

E bo iza soro soro
E bo iza soro soro
Ágüe huntó nie vodun
Bo iza soro soro
Bo iza soro soro.

Tò ró tò ró Ágüe mi emam
Tò ro tò ro Ágüe da huntó.
Agué hunde e hunde la kutaia
Agué hunde e hunde la kutaia.
Aguê marê Aguê marê
Para que sodam
Aguê marê.
Fara mi zan, zan no belo
Fara mi zan, zan no belo
Ká mi zan zan
Agué mirô aê aê.

4 Responses to Saudando Agué…

  1. Luis Felipe

    Entendo, mas dai me ve a confusão, eu fui inciado para Ossayin ou Agué e as vezes fico confuso se sou de Agué ou Ossayin, pois meu pai-orixa dança no salão exatamente estas cantigas e as sasanhas tambem.
    Um pouco de referencia: me iniciei na nação ketu, axé Oxumare bisneto de Pai Bóbo.
    Para todo mundo eu digo que sou de Ossayin, mas dentro do meu axé me chamam de filho de Agué. A melhor explicação que tive ou melhor, conclusão, é que na verdade, na nação ketu cultuamos tambem esse vodun jeje, então na verdade sou iniciado para um vodun jeje dentro do ketu e cultuado até certo ponto de forma ketu sem se esquecer de alguns fundamentos jeje.???

    Eu faço essas perguntas porque isso é um pouco confuso, porque ja é dificil achar informações sobre Ossayin, sobre Agué então praticamente impossivel, até mesmo dentro do meu proprio axé.

    Ja me falaram que Agué é uma qualidade de Ossayin, ja me disseram que Agué só pega cabeça de mulher normalmente, ja me disseram que é a mesma coisa que Ossayin, ja até me disseram que Agué é uma qualidade de Ossayin que não se faz na cabeça de ninguém, porque segundo uma lenda ele enloqueceu de tanto beber e foi pro fundo da mata e nunca mais foi visto.

    Enfim o pouco que conseguir me dizer do culto dele ja fico feliz, não quero saber super fundamentos e nem nada do genero, mas apenas entender um pouco melhor esse vodun ou orixa que pega minha cabeça e que hoje em dia ja desisti de teimar e sei que ele existe na minha vida.

    Muito obrigado por tudo, o site esta otimo!!

    Bença!

    • Gunfaremim

      Meu caro irmão Luiz, entendo as suas dúvidas.. Muita gente confunde essas duas divindades, porém o que posso te afirmar é que não são a mesma coisa. Agué é caçador, tem atributos parecidos com o de Ossayin, como o domínio do segredo das folhas, mas não é Ossayin. Dependendo da casa até são cultuados de forma parecida, porém cada um tem a sua história e seus fundamentos.. é comum em algumas casas de Ketu, chamar os filhos de Ossayin por aguesy.. como os de Iyansá por Oyasy.. Não se esqueça que o sincretismo religioso não aconteceu apenas com os santos católicos, também observamos entre os voduns, orixás e inkicies.. Mas acredito que a melhor resposta só quem poderá te dar é aquele que te iniciou, no seu axé.. Qualquer coisa que eu te afirmar cairá por terra, pois foi no seu axé, com os preceitos da sua casa, que seu Pai aceitou a sua iniciação. Continue buscando as informações, o conhecimento, mas jamais esqueça que o maior fundamento do seu santo estará sempre na sua casa. Um forte abraço e que Ogun te abençoe!

  2. Luis Felipe

    Oi boa boite, eu gostaria de enteder melhor, quem é Agué?

    • Gunfaremim

      Olá Luiz, Agué é um vodun cultuado no Jeje. Dono das matas e das folhas. Costuma ser confundido com o orixá Ossayin, dos Iyorubás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*