DICA DE LEITURA: SEIS PEQUENOS CONTOS AFRICANOS (RAUL LODY)

Posted by on 18 de agosto de 2015

 

CATENDÊ, O DONO DAS FOLHAS

 

SEIS PEQUENOS CONTOS AFRICANOS (RAUL LODY)

“Em todas as matas mora Catendê, um grande inquice, senhor da natureza, dono dos vegetais.

Catendê acompanha o nascimento dos frutos, toma conta das árvores e comanda o equilíbrio ecológico do mundo. Por isso Catendê combate o desmatamento e a derrubada das grandes árvores. Ele quer guardar as coisas da natureza para o homem de hoje e para as gerações futuras.

Catendê também conhece todos os usos medicinais das folhas, raízes, frutos e cascas dos vegetais. Ele atua até mesmo nos rituais religiosos, indicando as ervas que serão usadas nos terreiros.

Por tudo isso, Catendê é muito respeitado. Como guardião da natureza. vive embrenhado nas folhas, nos cipós e nas flores, viajando sempre pelas matas, domínios que ele conhece e dos quais ele cuida para o uso e a felicidade do homem.

Catendê é o dono de todas folhas que servem como remédios. Ele também é o dono das folhas que servem para os segredos da religião dos bantos. Catendê guarda todas as folhas dentro de uma cabaça. Quando alguém precisa tomar um remédio ou fazer uma obrigação religiosa, pede a folha a Catendê. O inquice tira a folha da cabaça e dá para a pessoa.

 

Ilustração de Raul Lody

Catendê- Ilustração Raul Lody

Ilustração Raul Lody

 

 

Seis pequenos contos africanos sobre a criação do mundo e do homem.

Autor: Raul Lody

Editora Pallas, 2008. 32 paginas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*