DICA DE LEITURA: ORDEP SERRA/”O mundo das folhas”

Posted by on 18 de maio de 2016

 

 

O mundo das Folhas- Ordep Serra

Livro publicado em 2002 pela Universidade Estadual de Feira de Santana, tendo por organizadores Ordep Serra, Eudes Velozo, Fábio Bandeira e Leonardo Pacheco. Contém seis ensaios, além da Introdução assinada pelos organizadores. O estudo intitulado “Um banco de folhas”, escrito por Ordep Serra, Fábio Bandeira e Jussara Dias, traz, além de uma descrição esquemática, a explicação da estrutura do banco de dados sobre a etnobotânica dos candomblés de rito nagô na Bahia que resultou da PESQUISA OSSAIN II, realizada por uma equipe multidisciplinar sob a coordenação de Ordep Serra.

Segue-se o estudo de Ordep Serra intitulado “Ossain e seu mundo: a etnofarmacobotânica dos candomblés nagôs da Bahia”. Vem depois o ensaio “A etnofarmacologia dos terreiros nagô-baianos”, de autoria de Eudes Velozo, Maíra M. Barreto, Eleodora Lopes de Jesus e Cinara Vasconcelos da Silva. O ensaio seguinte, um estudo lingüístico intitulado “As folhas e os nomes”, é de autoria de Marina Martinelli. Seguem-se, finalmente, dois estudos de Leonardo Pacheco, intitulados, respectivamente, “Estratégias de obtenção de plantas de uso litúrgico em terreiros de candomblé de Salvador” e “No princípio, o mercado: comércio de plantas para fins medicinais e religiosos na Feira de São Joaquim, Salvador, Bahia”.

 

 

Editora: UEFS/EDUFBA
Autor(es): SERRA, O. J. T. (Org.) ; VELOZO, E. (Org.) ; BANDEIRA, F. (Org.) ; PACHECO, L. (Org.)

237 páginas
1ª edição (2002)
Assunto: Antropologia, Teoria Antropológica, Estudos de Gênero, Antropologia da Religião, Ritos Afro Brasileiros, Candomblé; folhas; etnobotânica; Etnobiologia; etnoecologia; Nagô.

ISBN: 8573950862

 

LEIA UMA NOTA SOBRE O LIVRO CLICANDO AQUI: https://ordepserra.files.wordpress.com/2008/07/nota-sobre-o-mundo-das-folhas1.pdf

 

LEIA TAMBÉM: http://etnoecologia.uv.mx/Etnoecologica/Etnoecologica_vol4_n6/frame_sup_art_ordep_etal.htm

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*