PEREGUN ELEPE E OYEKU MEJI

Posted by on 25 de julho de 2016

Oyeku meji

Eji Ogbè é luz, Oyeku é escuro. Ele é a contração. É o mistério do desconhecido. Isso se refere a o fim de um ciclo. Muitas pessoas equivocadas surtam quando Oyeku é lançado, porque significa morte. Mas raramente significa morte física; e mesmo se isso acontecer, e daí? Em Ifa dizemos: “A Terra é o mercado, Orun é a casa. “Então, quem teria medo de ir para casa? A questão seria se estará advertindo de morte prematura. Em Ire (manifestação positiva), Oyeku traz uma bênção de Alaafia (paz). Em ibi (manifestação negativa), isso significaria um final prematuro de um ciclo.

Oyeku Meji, da contração de o yeye iku, significa espírito da “mãe da morte”. É uma referência à idéia de que nada no universo é criado ou destruído, é simplesmente transformado. Morte representa qualquer final do ciclo, por exemplo, o fim da pobreza, o fim de problemas de saúde, o fim de confusão, e o fim da solidão. Neste contexto morte é um positivo e também representa o final dos ciclos, por exemplo, o fim da infância, o fim da vida adulta, e finalmente, o fim desta vida como um trampolim para a próxima vida.

 

EjiOgbe e Oyeku Meji “deram à luz” para os restantes ODU Meji. Este relato nos mostra que Oyeku contém a resposta a qualquer mal (como a morte ou doença), que pode vir a Oyeku.

Quando Ifá adivinhou para 165 árvores, entre as árvores a palmeira e a árvore ayinre (Albizia sp.) ofereceram um frango. Desde então, quando um tornado se engraçava, a jovem palmeira logo declarava: “Eu fiz ebó para escapar do perigo”. As palmeiras não são afetadas por furacões porque elas fizeram ebó, e o perigo será sempre evitado.

Dracaena arborícola

ewe peregun (Dracaena fragrans) ewe awerepere (Spilanthes filicaulis) ewe apasa apese (desconhecida) ose dudu (sabão-da-costa).

“Secar ao sol, peneirar e desenhar o primeiro de quatro odu e Orangun Meji. Misture com sabão preto e lavar.”

 

Igi pepepe, igi pasepase,

o ni oun ni won n pe ni peregun

peregun elepe pepe fun mi nigba yii o

peregun elepe awere pepe

ifa ni o pelepe fun wa awerepere

Ewe Peregun- Dracaena fragrans

A árvore mata maldições

a árvore mata todos os malefícios.

Ele disse que é o que eles chamam Peregun.

Peregun, o Mestre das maldições

me ajude a destruir todas as maldições na minha vida, peregun, mestre de maldições,

Awure pepe ifa vai matar a pessoa que diz a maldição..

 

 

Spilanthes filicaulis (awerepepe) Fonte: http://www.medicinalplantsinnigeria.com

 

FRAGMENTO EXTRAÍDO DE OYEKU MEJI. LEIA MAIS EM: http://www.awofategbe.com/uploads/8/3/3/9/8339831/oyeku_meji.pdf

 

2 Responses to PEREGUN ELEPE E OYEKU MEJI

  1. Fernando Olojede

    Muito bom e muito eliminador .
    Parabéns pelas informações preciosíssimas passadas .
    Axé ‼️‼️‼️

    • Gunfaremim

      Axé irmão! Obrigado, o objetivo dessa página é ser um canal de informações e pesquisas sempre disponível. Nossa cultura é muito rica e precisa ser preservada. Peregún é aquele que tira a maldição, e que chama as divindades, que haja sempre vida e paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*