Ewe Àjé kòbàlé – Croton zambesicus

Posted by on 27 de julho de 2016

Está inserida na Família Botânica Euphorbiaceae e possui como sinonímia: syn. Croton amabilis Müell. Arg., Croton gratissimus Burch).

A espécie Croton zambesicus, conhecida em Iorubá como Ajekobale (ajeofole, ajeobale), é utilizada no Estado de Ekiti, Nigéria, no cuidado da saúde dentária e bucal. Ela também é utilizada associada a Cassia occidentalis (ewe ori esi) e Newbouldia leavis (akoko), fervidas para tratar doenças gastrointestinais e diarréia. As folhas de Croton zambesicus também são utilizadas tradicionalmente pela população do Benin, em forma de infusão, para tratar a hipertensão. Além disso, apresenta atividade anticoagulante, que associada com as propriedades vaso-relaxantes de alguns dos seus diterpenos pode revelar-se interessante para a prevenção de doenças cardiovasculares na medicina tradicional.

Muitas vezes ela costuma ser plantada  ao lado das casas, por causa da forte crença de que essa planta afastaria bruxaria e os maus espíritos. é antídoto contra a intoxicação alimentar e ataque espiritual.

Em alguns trabalhos de Ifá pode ser utilizada misturada com determinadas folhas e reduzidas a pó, que é esfregado em incisões na cabeça. Segundo alguns relatos, seriam 9 para o sexo masculino e 7 se o usuário for mulher. Esta mistura é considerada poderosa contra inimigos e qualquer forma de magia maligna. É interessante observar essa numerologia, uma vez que ela pode nos remeter a um conhecido itan, onde Ogun e Oyá travam uma batalha furiosa. Como resultado Ogun foi partido em sete (Meje) partes pela espada de Oyá, e Oyá foi dividida em nove (Mesan) partes pela espada de Ogun.

Ògún Mèje ou Mèjéjé é o senhor dos sete cantos (aldeias) de Ire (Ògún Mèjéjé lóòde Ire). Ìyá omo mésàn (Mãe dos Nove Filhos) ou Ìyá Mésàn Orun (Mãe dos Nove Oruns) que com o tempo passou a ser chamada Iyansan, Senhora dos Ventos e dos Raios, Deusa do Rio Niger.

Osameji diz o seguinte sobre esta folha de Ifa: “E ma r’ibi ba l’ara mi Agba eleye. Ko ma ni r’ibi ba l’ori Àjé kòbàlé”.. “Você não tem chance para pousar no meu corpo Anciã Proprietária do Pássaro. Você não tem chance para pousar no Àjé kòbàlé”.

Embora não seja uma planta amplamente utilizada nas casas de Candomblé é extremamente importante no culto de Ifá. Folha de proteção, que trás em seu nome o ofó. Que as Feiticeiras jamais consigam se empoleirar sobre nossas cabeças e que os inimigos não tenham força para nos fazer o mal. Axé!

TEXTO ESCRITO POR GUNFAREMIM

Ewe Àjé kòbàlé - Croton zambesicus

Ewe Àjé kòbàlé - Croton zambesicus

 

Ethnobotanical Survey of Plants Used in the Treatment of Haemorrhoids in South-Western Nigeria Mike O. Soladoye, Michael O. Adetayo, Emmanuel C. Chukwuma and Amusa N Adetunji. Annals of Biological Research, 1 (4) : 1-15, 2010.

Evaluation of antibacterial activity of some medicinal plants on common enteric food-borne pathogens A. O. Ajayi and T. A. Akintola. African Journal of Microbiology Research Vol. 4 (4), pp. 314-316, 2010.

TEXTO ESCRITO POR JONATAS GUNFAREMIM (PLÁGIO É CRIME-CITE A REFERÊNCIA)queima de 48

 

6 Responses to Ewe Àjé kòbàlé – Croton zambesicus

  1. João Evangelista Borges de Sousa.

    Eu gostaria de saber o nome dessa planta em português.

    • Gunfaremim

      Eu realmente desconheço o seu nome em lingua portuguesa. Não é uma planta utilizada no Candomblá, seu uso por aqui é principalmente dentro do culto de Ifá e de africanistas.

  2. GUELMARES SANTOS COUTINHO

    Gostaria de ter umas mudas da planta ajekobale, se tiver como vender e enviar para o Recife no estado de Pernambuco, eu pago pelo valor

    • Gunfaremim

      Infelizmente não faço a venda de mudas. A intenção da página é informar apenas.

  3. Wandemberg

    boa noite! eu gostaria de plantar na chacará que estou fazendo algumas arvores sagradas, akoko, iroko, dendezeiro entre outras, podes me orientar? qual o valor das mudas? grato!

    • Gunfaremim

      Olá, Infelizmente não realizo a venda nem qualquer tipo de comercio de mudas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*