FOLHA É VIDA

Posted by on 1 de outubro de 2010

Motumbá irmãos de fé. Acho extremamente oportuno esse tópico, uma vez que nada mais ligado à Ossayin e suas folhas sagradas que a preservação da Natureza. Nossa religião nos ensina que devemos respeitar tudo aquilo que Olorun nos forneceu, de graça. Todo orixá está ligado a pelo menos um aspecto da Natureza. Temos os orixá Igbo (das matas), os orixás Omim/Odo (das águas), Aféfe (ar, ventos), Inan (fogo) e os Onilé (Senhores da terra). Observamos assim que cada elemento primordial está devidamente representado e deve ser reverenciado por nós, omo orixá. Quando jogamos uma garrafa de vidro ou plástico nas águas dos rios ou mares, estamos desrespeitando as grandes Senhoras (Mães das Águas). Ao provocarmos um incêndio nas matas pela falta de cuidado ao acendermos nossas velas, enfraquecemos o asé de Ossayin, consequentemente enfraquecendo o nosso asé individual, uma vez que nada se faz no nosso culto sem essa energia.
Sou extremamente a favor da substituição de vasilhas de louça, e outros materiais não biodegradáveis, por folhas. Uma folha ótima é a ewe lara funfun (mamona) que pode ser utilizado por todos os orixás e naturalmente irá se decompor. Lembre-se cada orixá possui o seu conjunto de folhas sagradas, utilize-as. Folha não é só pra ser posta no agbó orixá ou para omim eró. Sua presença é fundamental em todas as situações.
Ossayin nos ensina que quando for colher folhas no igbo nunca retire todas que encontrar, sempre deixe algumas, assim sempre haverá mais. Podemos chamar isso de SUSTENTABILIDADE, conceito moderno, mas que nossos antigos há muito já conhecem e utilizam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*