O pássaro Òpèré

Posted by on 23 de outubro de 2010

Assim cantamos:

Òsanyín

Òpeèré Òsányìn ìn s’ibú

Kúrú ìde akàkà

Òpeèré Òsányìn ìn s’ibú Bàbá

Kúrú ìde akàkà

Operé de Ossanhe voa profundo

O pequeno não muda a natureza

Operé de Ossanhe voa profundo, Pai

O pequeno não muda a natureza

 

 

Pycnonotus barbatus – Pássaro Operé

Ave da família Pycnonotidae, predominantemente encontrada em território africano, sendo abundante em Marrocos. É considerada a ave símbolo da Libéria, sendo chamada de engole malagueta ou pimentinha. A Libéria (ex Costa da Pimenta) foi o primeiro país africano a instituir uma República e também o primeiro a ter um chefe de Estado Feminino. É uma ave onívora, se alimentando de frutas, grãos, néctar de flores e de insetos. Costuma voar por cima das copas de árvores e arbustos. Que Operé voe cada vez mais alto e nos traga a vitória sempre! Nós saudamos Eyé, o Pássaro!!! Ewé O!!!

Pycnonotus barbatus - Pimentinha, Tuta Negra

3 Responses to O pássaro Òpèré

  1. Radamés

    Motumba Jonatas
    Fico empressionado com seu blog, perco horas lendo e relendo seus textos ,ja parabenizei voce uma vez e gostaria de faze-lo novamente. Desta vez consegui acessar seu perfil e descobri que voce é da CASA BRANCA rs rs rs só podia .Também li que voce é biologo e ambientalista então gostaria de saber se eu póderia me comunicar com voce atraves de meu email pessoal “rdqsp@uol.com.br” talvez voce pudesse me ajudar com algumas duvidas.
    desde ja agradeço
    Radamés

  2. Vanessa

    Fico muito feliz em ver divulgado neste blog – o conhecimento das sociedades tradicionais de uma forma clara, concisa e fundamentada.
    Reflexo de anos de dedica’cao e labor.

    Parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*