TÈTÈ- Folha de caruru (PARTE I)

Posted by on 15 de novembro de 2010

Ewé tètè (caruru)- Amaranthus viridis

Vamos falar sobre o caruru? Quem observa essa planta que é considerada para muitos uma erva daninha, pois cresce de forma espontânea em terrenos abandonados e no meio de nossos jardins, nem imagina que ela pode ter diversas utilidades. O caruru (Amaranthus viridis), também conhecido como bredo, caruru de porco ou caruru de mancha seria uma planta nativa das Américas, embora alguns autores indiquem que sua origem seja a Jamaica. Segundo relatos, os europeus tiveram seu primeiro contato com essa planta através do povo Maia, que habitava terras mexicanas.

Embora seja tida como uma espécie invasora, estando bem adaptada às condições climáticas brasileiras, o caruru é um ótimo indicador de qualidade do solo. Isso porque sua presença indica solo rico em potássio (K), elemento mineral que confere certo grau de fertilidade a terra.

Devido a sua constituição bioquímica o caruru é extremamente valorizado em relação aos seus aspectos nutricionais e medicinais. Todas as partes da planta são comestíveis (folhas, sementes e raiz), sendo um alimento rico em potássio (K), ferro (Fe), cálcio (Ca) e vitaminas A, B1, B2 e C. É indicado nos casos de anemia, desnutrição infantil e durante o aleitamento materno, uma vez que possui propriedade lactígena (favorece a produção de leite). É importante ressaltar que gestantes e lactantes deveriam evitar o consumo de suas flores, fazendo uso apenas das folhas.

As folhas do caruru são ricas em flavonóides, principalmente quercetina e rutina. Esses dois compostos possuem diversos efeitos bioquímicos como inibição de enzimas, papel regulador sobre diferentes hormônios e atividades farmacológicas como: ação antioxidante, antimicrobiana, anti câncer, anti hepatotóxica e proteção do sistema cardio vascular. Todas essas propriedades fazem com que o nosso querido caruru seja utilizado no tratamento de processos inflamatórios (infecções), eczemas, bronquite, constipação intestinal (prisão de ventre), problemas de digestão e hepáticos (fígado) e hanseníase (lepra).

Na culinária suas sementes podem ser consumidas torradas, misturadas com diferentes alimentos como pães e saladas. O nome da folha também é utilizado para denominar um prato muito apreciado pela culinária baiana, o caruru. De acordo com Guilherme Piso, médico e naturalista que participou de uma expedição nos anos 1637 – 1644 para o Brasil, com patrocínio do conde Maurício de Nassau, o caruru seria de origem indígena. Ele a designava como uma erva de uso medicinal e alimentício. Guilherme Piso, que estudava doenças tropicais e terapias indígenas relata em sua obra, Historia Naturalis Brasiliae: “come-se este bredo (nome como é conhecida a folha na Bahia) como legume e cozinha-se em lugar de espinafre…

14 Responses to TÈTÈ- Folha de caruru (PARTE I)

  1. hugo

    aseo, muito agradecido, en mi pais el nombre comun es bledo, hay varios tipos, en mexico lo hay hasta de color rojo, los lukumies y sus decendientes hacian un caldo llamado KALALU, con esta planta, el kalalu es del orisa sango y tambien se utilisa en el OSHINSHIN, adimu de osun y tambien se lleva al rio,muchos aun lo comemos, ewe aye ooooo

    • Gunfaremim

      A nossa ancestralidade é a mesma irmaozinho, cultuamos a mesma energia. Asé o!

  2. milva mendonca

    Desde criança conheço e aprecio realmente deliciosa refogado, na minha opniao substitui qualquer tipo de carne. Recomendo, experimente.

  3. jose fonseca

    Gostei muito da matéria, pois me levou de volta ao recôncavo onde nasci e comia muito bredo hoje moro no rio e quando vou a Salvador ou a Recife sempre procuro.

  4. Luuh Silva

    Vi essa erva em um programa culinário e fiquei curiosa em relação ao seu sabor. Agora lendo esse artigo não tenho mais dúvidas: vou agora mesmo comprar para preparar!!!!!

  5. julieta Silva

    Bredo ou caruru, tenho bastante no meu quintal e não necessito de nenhum cuidado, uso bastante substituindo outras ortaliças

  6. Aline Magalhaes Gaspar

    Obrigada pela informação sobre o caruru de porco. Esta planta apareceu no vaso onde planto outros tipos de hortaliças. Moro em apartamento, por este motivo estou construindo uma horta em vasos na pequena varanda do meu apto. . Vou cultivá-la com carinho. Já estou fazendo uso de diversas folhas como: as de abóbora, batata doce, a da beterraba e da tansagem.

  7. HENRIQUE BARBOSA DA SILVA

    EU A CONHECIA, MAIS NAO SABIA DA TAMANHA INPORTANCIA E SUA RIQUEZA, EU SEI QUE ELA E INPORTANTE NOS RITUAIS SAGRADO, MAIS NAO PARA COMER,

  8. alzira

    Meu pai fazia uso dessa planta refogado pois tinha intestino preso só era resolvido o problema .

  9. Ediselma dantas santos

    nunca fiz uso mas es tou descobrindo agora e vejo que perdemos muito por conhecer muito pouco da natureza e tambem do ciriador.aparte de hoje vou uzar.

  10. Mr. Shuita

    Hoje minha Avó fez um omelete com a folha de caruru, que eu nunca tinha ouvido falar, e já tinha tirado da horta achando que era alguma erva daninha, pois se espalha muito rápido…. mas hoje descobri a riqueza que é esta planta, além de ser saborosa, o valor em vitaminas que ela proporciona… excelente matéria… Parabéns, e vamos comer Caruru…

  11. Léa

    Um jardineiro que me alertou sobre a delícia que é caruru, que como vc disse, é considerado mato por aqui.Eu tb achava mas quando fiz refogadinho….huuummmmmmmmmsimplesmente delicioso!No omelete tb fica bom d+!!!!
    E como está escrito aí no seu blog, pode mesmo ser o substituto do espinafre!
    Eu adorei descobrir o caruru!

    • Gunfaremim

      É uma folha realmente maravilhosa, e que muita gente ainda desconhece. Obrigado pela interação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*