QUE MUNDO DESEJAMOS?

Posted by on 9 de abril de 2011

Ewé Aferé- A folha da amizade

Nosso país está chocado com o fato ocorrido ontem, em uma escola da rede municipal de ensino, em Realengo. Conversando com uma ekeji da minha casa, pessoa que muito respeito e tenho um carinho especial, debatemos o porquê de Deus permitir que um fato desses ocorre-se, afinal as crianças deveriam estar resguardadas de todo mal. Ela se questionava que Deus é esse, que permite que isso aconteça? Que diabo de livre arbítrio é esse?

Acredito ser realmente um momento difícil e de muita dor e comoção, entretanto Deus não tem nada haver com isso.. Nós homens temos o nosso livre arbítrio, dado pelo Criador, para fazermos as nossas escolhas. Se essas escolhas nos levam para o caminho do bem ou do mal é culpa nossa. Deus está sempre com cada um de nós, mas isso não impede que soframos acidentes, fiquemos doentes ou soframos uma fatalidade (como o ocorrido). Devemos aprender com Ele, como passar por essas situações e sobreviver da melhor maneira possível. A todo o momento ele nos dá prova disso, não só nos momentos mais difíceis da nossa vida, mas também nos de alegria. Infelizmente, muitas vezes não nos damos conta disso. As mortes foram trágicas? Foram. Mas pra quem acredita realmente em algo Maior (Deus) também consegue obter certo conforto, por saber que o Criador saberá cuidar muito bem desses seres inocentes, onde eles se encontram nesse momento. Aprender a ter fé, em qualquer momento, é um dos caminhos para superar os inúmeros obstáculos que a Vida nos impõe, e realmente não são poucos. Deus está no controle, só que as mãos que estão atuando são as nossas..

Quando pensamos no livre arbítrio ofertado por Deus (Olorun) não podemos nos esquecer que cada ação que escolhemos não interfere apenas nas nossas vidas. Quando faço uma má escolha é certo que a mesma pode atingir outros, que mesmo não tendo optado como eu, serão influenciados direta ou indiretamente. Daí a importância de se pensar bem suas ações. Dentro do ocultismo existe uma Lei que nos demonstra isso claramente, é a Lei Triplicie: “Tudo que fazeres de bem, virá 3 vezes para você e o que fizeres de mal, também”. Deus nos deu essa RESPONSABILIDADE quando nos concedeu o livre arbítrio.

Quando alguém decide matar alguém, não quer dizer que o outro escolheu morrer. A vida é um presente dado por Deus, ninguém tem o direito de tirá-la. No momento que essa “má escolha” acontece, o Universo sempre reage. Essa reação pode ser entendida por nós de forma rápida ou não. Não podemos esquecer que o tempo Dele não é exatamente o nosso. Existem várias maneiras de se tentar explicar (o inexplicável) a tragédia: através da psicologia, do kardecismo e até através dos ensinamentos do Candomblé (Sim do Candomblé), entretanto nenhuma delas conseguiria acabar com a dor de quem perdeu um ente querido de forma tão trágica e desumana, incluindo as mães.

Acho que momentos como esse não são para se questionar “onde Deus estava que não viu isso”, mas sim, de nos questionarmos se nós também não temos uma parcela de culpa em tudo isso. Pode até gerar polêmica o que eu vou falar, mas eu me sinto tão chocado com as mortes que ocorreram nessa escola quanto com as mortes que acontecem diariamente em nosso país e no mundo. Todas as semanas centenas de crianças são mutiladas, violentadas e mortas. A sociedade só consegue se comover e se indignar quando a mídia entra em cena. Pois é, para essas OUTRAS crianças Deus não existe.. Será que a vida ganha mais valor quando é matéria de jornal? Acredito eu que NÃO. O crime de Realengo choca? SIM. Porém não mais que a de uma aluna minha que foi estuprada e dilacerada pelo tio. A sociedade como um todo está doente, está fazendo escolhas ruins que acabam se refletindo em TODOS. Vivemos em uma sociedade que permite que uns destratem e agridam os outros, sem qualquer motivo, e as pessoas preferem se omitir ou passar panos frios, como se nada tivesse acontecido. Ser violento com o outro, é justificável. Agir com deslealdade, é justificável. Ser preconceituoso, é justificável. Agredir quem trabalha com a gente, é justificável.. Ou seja, tudo pode ser justificado, até a falta de caráter. É só dar uma olhada nos “ídolos” do BBB, do futebol, na nossa política (Bolssonaro), ou mais perto, no nosso ambiente de trabalho.

Como educador, observo diariamente os reflexos dessa promiscuidade de valores em meus alunos, e também entre os colegas. Quando somos educados e tentamos agir de forma acertada somos logo estigmatizados: o certinho, o chato, o cricri, o difícil.. O mundo está tão louco que quando você tenta caminhar do lado “certo” você se torna o “errado”. Embora os fatores que levaram a esse crime bárbaro não sejam apenas sociais, mas também psicológicos, se não mudarmos nossa forma de PENSAR e AGIR com o outro estaremos contribuindo para que casos como esse sejam cada vez mais freqüentes. E DEUS NÃO VAI TER NADA HAVER COM ISSO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*