Ikú e a criação do homem

Posted by on 29 de setembro de 2009
Conta uma lenda que Olorun, logo após ter criado o mundo incumbiu Obatalá de criar os primeiros seres humanos. Após muito meditar Obatalá decidiu quer o melhor material para moldar os seres humanos seria amòn, a lama, composta por terra e água. Pediu então que Esú Ajelú, seu mensageiro, trouxe-se bastante amòn. Rapidamente o Senhor das Encruzilhadas se retirou a fim de cumprir a sua missão, que dessa vez considerava bem fácil. Ao chegar ao local se abaixou e bateu pawó três vezes, a fim de pedir licença a Ayé, a terra. Quando começou a retirar amòn ouviu um grito de dor:
-Por que fazes isso comigo, o que lhe fiz de mal para querer tirar um pedaço de mim? Gritou Ayé.
-Perdão Ayé, não queria te machucar! Disse Ajelú, retornando em seguida ao seu senhor, sem ter cumprido sua missão.
Ajalá pediu então que Ogun Já fosse trazer amòn. Ele era conhecido por ser um forte guerreiro e não teria pena quando Ayé reclamasse, assim foi feito. Ao se aproximar do local, assim como Ajelú, bateu pawó três vezes e pediu ago. Quando tirou a primeira mão de amòn e se preparava para guardá-la em seu labá (bolsa tipo capanga) Ayé mais uma vez começou a se lamentar:
-Por que fazes isso comigo, o que lhe fiz de mal para querer tirar um pedaço de mim?
Ogun Já era famoso por seus acessos de fúria repentina, que só acabavam com o sangue derramado de todos os seus inimigos. Entretanto sentiu pena de Ayé, que nada lhe havia feito. Como Ajelú, retornou sem cumprir a sua missão.
Um a um, todos os orixás foram convocados para essa missão. Nenhum conseguiu obter êxito, até mesmo a Senhora dos Pântanos, Nana Burukú falhou.
Foi então que Obatalá chamou Ikú, dando a ele o àpò (bolsa). Ikú era um jovem que possuía uma beleza que deixava todos enfeitiçados. Chegando ao local pediu licença e começou a retirar amòn. Na mesma hora Ayé começou as lamentações. Embora Ikú fosse famoso por sua beleza, também era conhecido por sua frieza, diziam até que nunca havia amado ninguém. Não deu ouvidos ao choro de Ayé e retirou bastante amòn.
Obatalá pôde então moldar os seres humanos, sendo auxiliado por Babá Ajalá. Para cada ser moldado Osalá criou uma árvore, que eram habitadas por espíritos denominados iwin. A função dessas árvores seria auxiliar na respiração dos novos seres, que receberam o sopro vital (èémí) dado por Olorun.
Como foi o único que conseguiu trazer a lama primordial Ikú recebeu de Osalá a missão de devolver o corpo, feito de amon, para o seu lugar de origem, toda vez que o sopro vital retorna-se ao Orun. Nesse momento, todo aquele que visse Ikú ficaria enfeitiçado com a sua beleza e o acompanharia até o seu reino o Igbó Ikú, a Floresta dos Mortos, de onde ninguém pode retornar.
Conto africano adaptado por Gunfaremim

One Response to Ikú e a criação do homem

  1. CARLOS

    Adorei o seu blog… parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*