Ewe Ábèbè Òsún- Erva capitão (Hydrocotyle bonariensis)

Posted by on 30 de setembro de 2009

Foto tirada em Janeiro de 2011 na Praia da Barra da Tijuca (RJ)

Folha muito apreciada pela Senhora das Águas, Òsún. Erva de muito asé e que traz muita prosperidade. Sua aparência lembra o abebe de Òsún (e também Iyemonjá) sempre traz consigo, e que utiliza tanto para se admirar, como para se proteger dos seus inimigos. Outros nomes que recebe são erva-tostão e folha-de-dez-réis, sugerindo que suas folhas lembram moedas, dinheiro. É interessante observarmos que essa denominação vai de encontro a sua utilização nas casas de candomblé, que a utilizam para atrair a prosperidade dessa iyagbá, que ama o ouro. Ainda chamamos o abebê de acariçoba, lodagem, erva-capitão e em Portugal é conhecida como chupa-chupas (pirulitos). (leque ritual) que

O nome grego Hydrocotyle refere-se à afinidade de muitas destas plantas pela água (Hydro significa água) e ao formato das folhas (kotyle= significa pequena xícara). Existem diversas espécies pertencentes a gênero Hydrocotyle, entretanto podemos destacar duas: a H. vulgaris, que gosta de lugares alagados e possui folhas na posição horizontal (viradas para cima) e a H. bonariensis, que vive em solo arenoso perto da praia com folhas que ficam na vertical (em pé). Segundo os antigos, o abebê utilizado para Òsún seria aquele que nasce na beira d’água, enquanto aquele que nasce em locais secos seria atribuído ao orixá Sango, sendo inclusive uma de suas maiores folhas de fundamento.

A Hydrocotyle bonariensis é uma espécie pioneira, típica de restingas litorâneas, formada por um caule comprido, rastejante, que se subdivide várias vezes e que, a intervalos irregulares, vai lançando hastes verticais, ora com folhas ora com flores. Como o caule está soterrado na areia, só as folhas e inflorescências ficam visíveis. Na praia da Barra da Tijuca essa espécie é vista em abundância vegetando próxima dos quiosques.

Na fitoterapia costuma-se fazer uma espécie de creme com as folhas para aplicar na pele, com o intuito de acabar com manchas e sardas. A ingestão das folhas é contra-indicado, devido às mesmas serem consideradas tóxicas, entretanto suas raízes costumam ser utilizadas em decoctos, tida como diurética e desobstruente do fígado, porém é emética (provoca vômito) em doses fortes. Sua função diurética também faz com que seja utilizada no tratamento de hipertensão arterial. Seu uso durante a gestação deve ser evitado. Pessoa de Barros e Eduardo Napoleão em sua obra Ewé Òrìsà (1999) citam que suas folhas teriam ação calmante e tonificante cerebral, quando ingeridas com leite.

Por isso cantamos para essa folha, que dá poder para quem canta:

 

Ábèbè ni gbo wa

Ábèbè ni n’bó

Ewe ábèbè

Ábèbè ni gbo wa

Ábèbè ni n’bó

Ewe ábèbè

 

Tradução livre

É a folha de Abebe que iremos ouvir

Folha que cultuamos sobre a ení

Folha do Abebe

5 Responses to Ewe Ábèbè Òsún- Erva capitão (Hydrocotyle bonariensis)

  1. ile ase

    Motumbá! Gostaria de pedir uma orientação onde posso conseguir mudas de árvores e rasteiras para plantio. Em especial nesse momento estou em busca do iroko e dendezeiro. Sou babalorixá aqui de São Paulo, e atuo também como farmacêutico estou com projetos de utilizar um espaço da chacara onde fica minha roça para uma reserva de plantas medicinais e litúrgicas.meu e-mail: sandro_toni@hotmail.comgrato.Sandro T' Logunede. Forte Abraço!

  2. denise

    parabens pelo blog excelente….poderia me dizer que planta é esta tao linda que esta na abertura de seu blog? Motumbá

  3. DUENDE

    Parabéns irmão, lindo trabalho…Felicidades…Com esse trabalho mais uma badeira se levanta a favor da nossa religião…Ire.

  4. thiago

    show de bola, um grandde trabalho desenvolvido parabens e não pare!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*