O valor de todos nós..

Posted by on 13 de outubro de 2011

 

Os pés que abraçam a Terra são os mesmos.. e Ela os recebe sempre da mesma maneira, abraçando a todos..

Todos têm o mesmo valor perante o Criador.. Alguns irão se destacar mais ou menos, mas o valor é o mesmo.. Aos nossos olhos (humanos), alguns podem merecer mais, outros menos.. Mas somente Ele saberá o que se passa no coração de cada um..

Uma cantiga muito conhecida de Oxalá nos ensina isso: “Elémówo alá si okan babá, É ma awo é ma awo ala isê” (Senhor que conhece o segredo guardado em nossos corações, sopro da vida). Quando Ele nos moldou, segundo o mito da Criação, tinha a intenção de fazer todos iguais, as diferenças acabaram surgindo depois.. A matéria prima foi a mesma (amon, a lama), depois é que foram acrescentados outros ingredientes. Esses ingredientes fizeram com que cada um adquirisse uma individualidade, mas não necessariamente que fizesse um ser mais valoroso que o outro.

 

Irmãos e amigos

As vezes penso que isso poderia explicar porque muitas vezes nos questionamos: Como é que o orixá não viu isso? Mas fulano fez um monte de besteira.. O orixá sabe o que foi feito, eles estã sempre atentos.. mas me parece que as vezes o peso da balança não é tão pesado como achamos.. sei lá é um pensamento meu.. É claro que não dá pra esquecer a ação e reação, mas aí já é outra discussão..

Penso que o valor que pode ser mensurado é o valor das ações, das atitudes que tomamos em relação a vida e aos outros que nos cercam. Nesse caso, devemos nos policiar e buscar valorizar as boas ações em nós mesmos, cuidar bem daquilo que prezamos.. Bem diz o poema Iorubá: “ní je gbé ‘se aje fún o se? Tojú ìwà re, ‘ore mi, Ìwà kò sí, eko d’ègbé, Gbogbo aiye ni ‘nfe ‘ni t’ó je rere” (quem confiará em você para negócios? Cuide de suas maneiras, meu amigo. Sem bons modos, a educação não tem valor. Todos amam uma pessoa que sabe se comportar).

A amizade é um dos maiores valores que podemos e devemos cultivar..

TOJÚ ÌWÀ RE ORE MI, TOJÚ ÌWÀ RE..

 

TEXTO ESCRITO POR  JONATAS GUNFAREMIM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*