31 DE OUTUBRO.. DIA DO SACI

Posted by on 1 de novembro de 2011

 

SACI PERERÊ

Hoje comemoramos em todo o território brasileiro o “Dia do Saci”, figura que povoa o imaginário popular e faz parte de nossa cultura brasileira. Existem diversas explicações para a sua origem, uma delas é que teria surgido entre populações indígenas e depois recebido a influência dos povos africanos, sendo então representado com uma perna só, com a pele negra, um gorro vermelho e com um inseparável cachimbo.

Seu arquétipo está associado ao de um menino, muito esperto e alegre, que está sempre disposto a realizar alguma traquinagem. Ele está a todo tempo pregando alguma peça em quem caminha pelas matas ou em casas próximas delas. Ele gosta de assustar os cavalos amarrando suas crinas, além de também esconder objetos domésticos. É muito famoso por assustar os viajantes à noite, assoviando pela mata, um assovio que ninguém consegue identificar de onde vem.. Dizem que quanto mais fraco for o assovio mais perto ele está..

Ossaiynsi Kekere.. O Saci Pererê..

 

Casa Branca do Engenho Velho

Embora suas brincadeiras possam deixar muitos de cabelo em pé, o Saci não é uma entidade mitológica má. Ele é apenas uma criança muito brincalhona. Um aspecto importante dessa entidade é que ele está associado ao conhecimento das matas, das folhas e seus mistérios. Segundo a crença popular ele conhece todo o tipo de remédio e bebericagem feita de folhas. Como guardião das matas todo aquele que penetra nas mesmas deve pedir a sua permissão, caso contrário irá ser perseguido com as suas traquinagens. A ele são oferecidos fumo de rolo e cachimbos..Ele adora! Segundo as lendas, o Saci nasce nos bambuzais (brotos), onde fica por sete anos. Depois disso ele vive mais 77 anos até morrer e virar uma orelha de pau (fungo).

 

Bambusa vulgaris (Dankó) Bambú

Conhecer as histórias e lendas desse garoto peralta nos remete instantaneamente a duas figuras do culto aos orixás: Exú e Ossaiyn. Exú, que também vive para pregar peças e utiliza um gorro preto e vermelho. Exú é aquele que faz o erro virar acerto e o acerto virar erro. O sete é um de seus números..Exú se desloca com a velocidade do vento.. Dizem que o saci caminha em cima de um redemoinho de vento..

 

Gunfaremim e o Saci kekere na Feira de São Cristóvão

São muitas semelhanças, entretanto é na figura de Ossayin que encontramos uma identificação imediata. Ossaiyn é o guardião do segredo das folhas, um de seus orikis diz que ele caminha com uma única perna, pois a árvore onde se escondem as folhas possui apenas um tronco.. A ele se deve fazer oferendas ao entrar nas matas, oferecendo muito fumo de rolo. Em seus assentamentos encontramos cachimbos, pois Ossaiyn adora fumar. A similaritude é tão forte que alguns pesquisadores chegam a afirmar que o nome Saci Pererê nasceu de uma expressão africana, Ossaiynsi Kekerê, que poderia ser entendida como “Pequenino filho de Ossaim”. Com o tempo ossaiynsi foi aglutinado e se tornou apenas saci.

 

Local de mistérios..

Outra figura que acaba entrando nessa história é a divindade africana (Tapá) conhecida como Gunokô, tendo origem correlata à divindade Ndako Gboya, cultuada particularmente entre os descendentes da Casa Branca. Seu culto é cercado de mistério, sendo conhecido por poucos. Gunokô surge no meio do bambuzal e é uma divindade das matas, ligado ao culto de Ogún e das folhas. Coincidência ou não as duas figuras apresentam inúmeras semelhanças, o que nos faz pensar que o Saci não seria apenas uma simples figura do nosso folclore..

 

TEXTO ESCRITO POR  JONATAS GUNFAREMIM

One Response to 31 DE OUTUBRO.. DIA DO SACI

  1. Adriana

    Gostei muito desse site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*