Garra de Exú (Martynia annua)

Posted by Gunfaremim on 28 de novembro de 2011

 

Garra de Exú

Planta que é muito conhecida nas casas de Candomblé pois é fundamental nos assentamentos do orixá Exú, e também dos chamados “catiços”, recebendo por isso os nomes de garra de exú, garra do diabo e unha de pomba-gira. Nesse caso, a parte utilizada é a semente que possui um aspecto bem interessante, realmente lembrando garras afiadas.  Suas sementes (ou favas) são utilizadas principalmente para dar força ao assentamento e garantir a proteção desejada. Não podemos esquecer que tudo que é pontiagudo e cortante pertence a Exú.

Embora a maioria dos adeptos do Candomblé utilize principalmente as sementes, suas folhas também possuem grande importância dentro do culto. São conhecidas como ewé àránbolè e podem ser empregadas no tratamento de processos convulsivos (oògùn gìrì), como a epilepsia.

Ewé àránbolè (Martynia annua)

Seu nome científico é Martynia annua e, segundo alguns estudos científicos, é fonte de extração de diversas substâncias como o ácido hidróxi-benzóico, ácido palmítico, ácido linólico e ácido oléico. O seu fruto teria propriedades anti-inflamatória e analgésica, suas raízes utilizadas no tratamento de picada de cobra e a planta toda teria ação anticonvulsivante.

 

TEXTO ESCRITO POR  JONATAS GUNFAREMIM

 

 

 

 

Que Exú nos proteja sempre com suas garras, e que elas estejam sempre afiadas para nos livrar de nossos inimigos..

 

 

Folhas Martynia annua

A pade Olonon e

Mo juba Ojisé

A pade Olonon e

Mo juba Ojisé

Awa sé awo,

Awa sé awo, awa sé awo

Mo juba Ojisé

 

E Elegbara

Elegbara Esú Aláyé

E Elegbara

Elegbara Esú Aláyé

 

 

Flor Martynia annua

Elegbara lewá, asé awo

Elegbara lewá, asé awo

Bara Olonon awa fún ago

Bara Olonon awa fún agò

 

Elegbara Esú

Ó Sá kere kere

Akesan Bara Esú ó Sá kere kere

Elegbara Esú

Ó Sá kere kere

Akesan Bara Esú ó Sá kere kere

 

Garra de pomba-gira

 

Vamos encontrar o Senhor dos Caminhos,

Meus respeitos àquele que é o Mensageiro,

Vamos nos encontrar com o Senhor dos Caminhos

E reverenciar o Mensageiro

Agradecemos ao Sacerdote,

Vamos cultuar, vamos cultuar

Reverenciamos o Mensageiro

 

Senhor da Força,

Senhor do Poder, Exu é o Dono do Mundo

Senhor da Força

Cumprimentamos o Chefe

 

O Senhor da Força é bonito, vamos cultuá-lo

O Senhor da Força é bonito, vamos cultuá-lo

Exu do corpo e Senhor dos Caminhos nos dê licença

Exu do corpo e Senhor dos Caminhos nos dê licença

 

Exu, Senhor da Força e do Poder

Faz cortes profundos e pequenos,

Akesan Exu do corpo, faz cortes profundos

Exú, Senhor da Força e do Poder

É baixinho

Akesan Exu do corpo é pequenino

16 Responses to Garra de Exú (Martynia annua)

  1. Adriana

    Gostei muito desse site!

  2. maria fernandes

    gostei muito das infomações sobre garra de exú, porque me ajudou muito nos meus trabalhos espirituais, kolofé para todos;

  3. Waldomiro Cipolla Junior

    Muito bom, agora podemos fazer um uso mais amplo da semente e tbém das folhas (quando encontradas), muito obrigado meu irmão em Oxalá. Motumbá asé motumbá!

  4. michele

    olá eu tenho que tomar um banho que vai unha de pomba gira, sete rosas vermelhas,abre caminho,salva,anis estrelado em ervas,tomilho e brinco de princesa,mais eles não me falaram o objetivo do banho…vc saberia me dizer se é só de limpeza.por favor???

    • Gunfaremim

      Prezada Michele, um banho pode ter diferentes utilidades, de acordo com o objetivo de quem prepara e de quem faz uso do mesmo. Não poderia te afirmar qual o objetivo de quem te receitou, as vezes um ofó que se pronuncia durante a preparação pode direcionar a sua utilização. As folhas que você cita me parecem uma composição de uma fórmula para atração e amor. Mas só quem te receitou e preparou poderá lhe dizer com certeza. Saudações.

  5. Paulo Roberto Rodrigues Nunes

    Tenho uma razoálvel quantidade de Martynia Annua plantada em meu sítio, no município de Itaboraí. Gostaria de disponibilizar as sementes garras de exu, para quem estiver interessado em comprar. Vocês podem me indicar possíveis compradores? Antecipadamente agradeço a ajuda.
    Atenciosamente,
    Paulo Roberto

  6. Cesar Simão

    Prezado Paulo Roberto Rodrigues Nunes,
    Temos interesse em comprar Martynia Annua.
    Pode informar quantidade disponivel.

  7. Ezequias

    Sr. Paulo Roberto Rodrigues, tenho interesse em comprar suas sementes de Garra de Exu, caso ainda as possua fico todas que puder disponibilizar.

    Att., Ezequias.
    (11) 2556-9510
    dialux@ig.com.br

  8. dagmario raimundo sindra

    sr paulo roberto eu preciso até com certa urgencia de sementes de martynia annua, porem eu preciso delas não secas mas mas já em processo de maturação. por favor o sr pode entrar em contato comigo? por email ou celular 32 99314125 vivo ou 3291187568 tim (este é tambem meu whatzap. grato

  9. luciana

    Ganhei uma garra de exu ano passado, mas na realidade não sei o que fazer com ela, onde colocar, não sei nada de rituais, como a uso pra minha proteção?

    • Gunfaremim

      Olá Luciana. Sugiro que você apenas cuide bem de sua plantinha e com certeza ela irá te proteger e energizar. Toda vez que ela florescer e dar sementes Exu e Ossain estarão lhe cobrindo com muito axé.

  10. Patricia damasceno

    Onde posso comprar a muda garra de exu?

    • Gunfaremim

      Prezada Patrícia Infelizmente não realizo venda de mudas. Realmente não sei te informar onde realizar a compra de tais mudas. Atenciosamente Jonatas Gunfaremim.

  11. Kelly Cristina pedroso

    Gostaria de adquirir a muda de garra de exu onde compra quem tiver por gentileza entrar em contato, desde agradeço aseooo
    Kellycpedroso@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>