Akòko- A folha do Reconhecimento

Posted by on 12 de agosto de 2010
 

Newboldia laevis (Akòko, Ahoho, Hunmatin)
O Akòko é uma das minhas folhas preferidas, sendo que costuma ser associada sempre a prosperidade, tanto de dinheiro (owo) como de filhos (omo). Essa árvore não é uma espécie nativa do Brasil, sendo introduzida aqui pelos africanos, onde se adaptou perfeitamente.
Entre os iorubas, é considerada um sinal de prosperidade, pois seus troncos eram muito empregados nas feiras, locais onde o comércio era intenso. Era comum que, após serem utilizadas como estacas seus troncos brotassem, gerando novas árvores. Dentro das casas de Candomblé Ketu costuma estar associada principalmente a Ogun e Ossayin, embora na verdade costume ser empregada para todos os orixás.

Já no culto Egúngun, o akòko desempenha um papel fundamental na união dos seres do Ayé (mundo dos vivos) e Orun (mundo dos espíritos). Seu tronco, que geralmente não é muito ramificado, lembra um grande opó ixé, que ligaria o Céu a Terra. Nesse caso, sua principal relação se dá com a iyagbá Oyá, Senhora dos Ventos e dos eguns, que recebe o título de Alakòko, Senhora do Akòko. Constatamos assim dois aspectos importantes dessa árvore: sua ligação com a ancestralidade e com o elemento ar.

Entre os Jeje, recebe o nome de Ahoho (pelos Mahí) e Hunmatin (pelos Mina). O ahoho é um huntingomé/jassú (árvore sagrada) consagrado ao vodún Gun (Togbo) que costuma tê-la como seu principal atín sa. Segundo a tradição Mahí os galhos do Ahoho devem ser levados junto ao corpo, em viagens longas, ou que ofereçam algum tipo de risco. Durante a execução de obrigações difíceis também. Essa medida teria como finalidade atrair a proteção de Togbô, que é um guerreiro terrível e que sempre luta pelos seus filhos.

Dizem os antigos que esse ewé está ligado ao final do ciclo da iniciação, quando uma nova etapa na vida do iniciado começará. Por isso é uma folha muito empregada durante cerimônias de festejo dos sete anos (Odu Ige) de iniciado, principalmente quando ocorre entrega de oye (cargo). Segundo alguns, nenhum rei é considerado rei se não tiver levado no seu orí a folha do akòko.

Quem quiser plantar o akóko não precisa de muito espaço, pois o seu tronco não é muito grosso, porém o seu porte é majestoso, fica bem alta. Suas flores também são bem bonitas, lembram bastante a de um ipê rosa, pois pertence a mesma família botânica (Bignoniaceae). Só cuidado, pois eu já vi gente vendendo akosí (Polyscias guilfoylei) como se fosse akòko. Salve o novo Rei! Árvore forte e imponente, esse é o akoko. Vamos cantar para ele:

Ewé ófé gbogbo akoko
Ewé ofé gbogbo akoko
Awá li li awá oro
Ewé ofé gbogbo akoko


Akoko,é a folha de todas as pessoas inteligentes
Akoko é a folhas de todas as pessoas inteligentes
Nós temos , nós somos, riquezas e saúde
Akoko é a folha de todas as pessoas inteligentes

82 Responses to Akòko- A folha do Reconhecimento

  1. Roseane Costa

    Meu Pai encontrou uma muda do AKOKO (no lixo) sem saber sua procedência e tipo e apenas por achar folhas lindas plantou em seu terreno. Hoje ela esta com 6m de altura e seus galhos perfeitos e verdes a todo tempo.

    Sou de Salvador/Ba -Gostaria muito de enviar a cada um pois trouxe desde então muita prosperidade a nossa família. Carrego sempre ao bolso uma folha.

    ane.roseane@gmail.com – 71 – 98698-6941 caso alguém se interesse.

    • Gunfaremim

      Axé Roseane, que Ossanyin lhe permita sempre muita prosperidade em sua vida!

  2. Cátia Carvalho

    Oi boa noite! Gostaria de saber onde encontro muda de Acoco . Mora em Pirassununga interior de SP
    Onde eu encontro no interior

  3. Danyel Nagô

    Bom dia irmão, me tire uma dúvida. O Akoko tem ligação direta e indireta com quais Orixás?

    • Gunfaremim

      Olá irmão Danyel,
      pelo que eu entendo o Akoko tem ligação direta com Xangô, pois é a folha que coroa e outorga o direito a realeza. Não existe entronamento sem essa folha. Ao mesmo tempo também está ligada a Ogun, o Orixá das estradas e dos caminhos. É folha da prosperidade, que nasce nos mercados africanos. Oya recebe o Título de Alakoko, Senhora do Akoko. Por ser uma folha muito importante acabou sendo aceito por todos os orixás.

  4. MARILENE C .OLIVEIRA E SIVA

    GOSTARIA DE SABE COMO EU CONSIGO UMA MUDA DE ÁKOKO

    • Gunfaremim

      Olá Marilene, existe um post relativo a venda de mudas. Não comercializo plantas, porém no endereço listado no post você poderá entrar em contato com o produtor. Ele dispõem de muitas mudas de akoko e envia pelo correio.

  5. MARILENE C .OLIVEIRA E SIVA

    GOSTARIA DE SABE COMO FAÇO MUDA DE AKOKO

  6. Sérgio

    Boa tarde irmão. Gostaria de saber qual o fundamento pra plantar o akoko ? Como devo plantar? Obrigado

    • Gunfaremim

      Boa noite irmãozinho. O melhor fundamento é aquele que o seu axé lhe transmite, mas tenho certeza que se você plantar uma muda de Iroko e tratá-la com todo o carinho, atenção e respeito esse será o maior fundamento. Lembre-se que Iroko precisa de espaço para suas raízes e que Ele é morada de muitos espíritos, por isso não aconselho seu plantio próximo demais de moradias de pessoas. Um forte abraço e muito axé.

  7. Soraia

    Olá,
    Gostaria de saber como faço para adquirir uma planta sua?
    Obrigada

  8. Alexandre

    Qual a árvore utilizada para cultuar Xango?

    • Gunfaremim

      Prezado Alexandre, o culto de orixás nas casas de Candomblé Ketu costuma ser feito de diversas formas, de acordo com a raíz de cada um. Acredito que o baobá é uma árvore que pode servir para o culto de todos os orixás, inclusive Xangô.

  9. Lanna

    Olá motumba ,gostaria de saber se vc vende a muda de akoko ou aonde posso adquirir ?moro em São Paulo .
    Obrigada

  10. andre andrade

    gostaria de saber se vc tem iroko? e se vc envia para são Paulo? e quanto custa? aguardo nsua msg, até breve.

  11. teresa bosso

    gostaria de saber como comprar as folhas do akokô na cidade de Santos

  12. Antonio Martins de Oliveira

    Amigos
    Quero comprar sementes ou muda de Akoko ,alguem pode me informar onde encontro em São Paulo?

  13. vanilde

    ola, estou querendo mudas ou sementes de akoko – newbouldia laevis.
    Aguardo resposta, por favor me deem uma boa noticia, moro em cuiaba-MT.
    meu contato: email:
    vanilde50@hotmail.com

  14. Luis Hyaggo

    Bom meu amigo e irmão sou dofono de aira gostaria de saber onde encontro muda de akóko ´pois sou de são paulo ou se ai no rio eles entregam ak em são paulo asé e muito obrigado

    • Gunfaremim

      Olá dofono, dá uma olhada no post: Mudas de plantas sagradas. Lá você pode encontrar o contato de um produtor de mudas. Um grande abraço.

  15. Luis Hyaggo

    Bom dia meu querido sou dofono de aira gostaria de saber se vc tem mudas ou sabe onde compra mudas de akóko ou se ai no rio eles entregam aqui em são paulo muito asé para vc e e muito obrigado se vc me informar

  16. Oberdan de ogum

    eu gostaria de saber como eu posso plantar e a muda pegar rápido ?

    • Gunfaremim

      Mano Oberdan, o Akoko é de fácil plantio. É só pegar uma ou várias estacas e enterrar no solo. Regue todos os dias e deixe a meia sombra. Em algumas semanas ela enraíza. Esse um dos aspectos que fazem do akoko uma das folhas ligadas a prosperidade.. Um forte abraço.

  17. AMANDA PAZ

    Heloisa, fale com Baba Mauro no email yeyeponda@hotmail.com

  18. ELZA PIRES

    gostaria de adquirir mudas de akoko entre outra tbm .

  19. Rodrigo

    Alguem sabe onde posso encontrar muda de akoko aqui em SP ou interior ?!

  20. Heloisa ferreira

    Estou buscando sobre akoko e encontrei,Axé motumbá adorei a

  21. Antonio d´Ogun

    Gostaria de saber onde poderia comprar sementes de Akoko? Ou algum telefone de contato onde poderia comprar mudas, desde ja agradeço.

    • Gunfaremim

      Prezado irmão, os contatos para a venda de mudas estão no post “Mudas de Plantas Sagradas”. Você pode ligar diretamente para os números que lá se encontram. Abraços e boa sorte.

  22. Flávio Guerra Cardoso

    Nada a mais posso dizer pela sua página a não ser: “Aséééééééé ooooo!”

    Que nosso pai Ossayin possa continuar te abençoando por nos passar todas as informações sobre as folhas!

    • Gunfaremim

      Muito agradecido mano Flávio! Que a folha seja sempre o nosso escudo!

  23. Josias de Novaes

    Gunfaremin, o pé de Akoko que existe em minha casa, esta florido, realmente com as tulipas pequenas lilás e pequenos pigmentos mais claros, mas, um fato muito magico aconteceu.. em meados de fevereiro desse ano, quando trocamos assuntos, eu dei a uma mulher Evangélica uma folha e expliquei a força que conhecia a respeito dessa arvore, ela por sua vez agradeceu e levou para casa , onde deixou em cima da geladeira. Com o tempo essa folha caiu e saiu pelo basculante, ficando próximo ao tanque de roupas… Na semana passada ela veio a minha casa para ver o pé que existe, trazendo uma folha para comparar..e o susto foi grande… a folha que eu dei brotou, cresceu e agora tem 32 cm, e esta presa entre a parede externa da casa e o piso de cimento…kkkk, Gostou dessa? Eu disse pra ela que era um presente de DEUS, que a magia da natureza havia agraciado ela com esse presente… Ela vai transporta-la para lugar melhor, e que agora entender melhor a respeito das ervas, folhas, natureza…Valeu?

    • Gunfaremim

      Que história mais interessante Josias! O Akoko costuma ser uma planta que pega muito fácil, mas nunca vi ninguém que conseguisse tirar mudas pela folha! Que presente divino! É a Natureza nos convidando para mais próximo dela! Axé!

  24. Jobson

    Gunfaremim,
    Mucuiu,

    Por favor vc poderia me esclarecer se existe algum tipo de restrição para filhos de Oxala andarem à cavalo?

    • Gunfaremim

      Motumbá axé, Motumbá meu irmão Jobson! Olha, essas questões de kizilas (ewó) são complicadas.. existem algumas restrições que são do barco, da casa, do axé.. do seu odu, de seu ori.. Não conheço essa restrição, porém não posso afirmar pra você que ela não exista.. O melhor é seguir as recomendações da pessoa que cuida de seu santinho.. Mukuiú no Zambi, mukuiú!

  25. Giovanni Benjamim

    Olha, a muito tempo procurava um texto sobre essa majestosa planta! Parabéns!

    • Gunfaremim

      Modupé irmãozinho, que bom que você gostou! Obrigado!

  26. alex

    poderia me explicar o que sao filhos (omo)? quem usa essa folha é para que finalidade?

    • Gunfaremim

      Omo é a palavra africana que designa filhos.. pode-se entender não apenas como os filhos carnais, como os filhos espirituais de uma casa de axé.. Para o africano, ter filhos é ter prosperidades! Por isso todo o nascimento é sempre comemorado.

  27. JOSIAS

    Guntaremim…Eu uso a Folha de Fortuna em rituais que possam trazer prosperidade.Utilizo em oferendas diversas onde irei agradar aqueles orixás para trazer Paz, vida, melhoras em tudo, claro saúde. Ela é tão interessante que se vc utilizar em cangica por exemplo, elas vem abrotar com ramos pequenos em volta de sua folha.. é muito legal ver isso. Já usei fixando com alfinetes em portas e mesmo sem contato com água elas brotam.. com raminhos pequenos por toda a superfície das folhas. Aprendi anos atras isto com meus Pais Carnais a respeito de certas plantas e essa substitui as folhas de saião. também pode-se usar como suco masserado em ataduras para dores em luxações de pancadas…

    • Gunfaremim

      Isso aí Josias, essa folha é muito interessante.. a sua capacidade de brotar é fantástica!

  28. filipe

    Motumbá,
    estou a falar de Portugal (Lisboa), tenho percorrido vários sites e blogues a procura de como encontrar e fazer chegar ate mim sementes, ou uma pequena muda de akoko, porque cá em Portugal não existe. Peço lhe ajuda a encontrar uma solução se possível e claro. Muito obrigado.
    Muito AXE.

    • Gunfaremim

      Aqui no Rio de Janeiro é fácil obter mudas no Mercadão de Madureira. Voce pode entrar em contato com o email: yeyeponda@hotmail.com. Me parece que ela também disponibiliza mudas para venda.

  29. Telma

    Eu, gostaria de saber mais sobre a planta que vcs colocaram como abertura deste saite, pois ganhei e nãoa tenho muito conhecimento sobre ela. Uns falão que ela é da familia do saião mas tambem não tenho o conhecimento. E se ela faz parte das ervas (plantas) de nossos Orixas e qual é! Pois com ela podemos arborizar muitos locais com ela! Muito Axé a todos

    • Gunfaremim

      Prezada Telma, a planta pertence ao gênero botânico Bryophyllum sp. ( Kalanchoe Laetivirens ), seu nome popular é Folha da Fortuna e também é conhecida como orelha de burro. Já ouvi pessoas que afirmavam que se trata de uma folha de prosperidade, assim como o odundun eru, ou falso saião. Há controvérsias sobre ela pertencer a Exú ou a Oxalá. Dizem que é ótimo colocar essa folha em cima de Exu.. espero ter ajudado..

  30. JOSIAS

    Ricardo Camara…sobre a muda de Akokó….. vou tentar tirar uma muda da minha.. se conseguir levarei para Natal na casa da minha Filha em ponta Negra, então deixe contato..no site

  31. JOSIAS

    Esqueci de falar que sou de Ogum Soroke, mais não pertenço a casa de ninguém, e não quero, mas, o pé de Akokò esta nativo na frente de meu muro, na calçada como uma bandeira..kkk muito Interessante, aguardo seu retorno por favor.Josias

  32. JOSIAS

    Na calçada de minha casa, nasceu um pé de Akokò, que agora chegou a 3 metros exatos, então reparei hoje que ele se dividiu em 3 galhos… o interessante é que dessa planta magica é que os primeiros ramos tinham 7 folhas e as demais que brotaram são de 9 folhas… Isso observei muito bem, a textura é grossa e ela cresce como uma haste de bandeira.. Pergunto… Até agora as pessoas não prestaram muita atenção no seu valor… tudo bem, mas deixo ela crescer ou posso poda-la, .. se puder quando, que tamanho, que lua… , Tenho tambem São Gonçalinho , Erva Prata nativos todos com 4 metros.
    Grato Josias

    • Gunfaremim

      Irmão Josias, voce foi com certeza presenteado! Imagina, nascer um pé de akoko em frente a sua casa, presente de Tempo! Acredite, isso é muito bom, por isso cuide muito bem dele! Ela é realmente uma planta mágica! O padrão é que com o tempo sejam 9 folhas por ramo.. No começo podem ser 7.. Esses números também são mágicos e guardam uma relação forte com os orixás Oyá e Ogun.. Um dos títulos de Oyá nas casas lesé Egun é “Alákòko” (Senhora do akokô).. Como já havia dito em outro post, não vejo porque não podar, muitas vezes o akoko fica tão alto que acaba quebrando expontaneamente.. A única lua que eu não aconselharia a sua poda seria a minguante.. Voce pode cortar galhos e colocar para brotar, brotam com bastante facilidade.. Outra coisa importante, jamais corte essa árvore com machado, principalmente se você for iniciado no Ketu. Assim aprendi com meus mais velhos. Voce está cercado de axé pois o São Gonçalinho e a Erva Prata são árvores de muita força no culto dos orixás. Continue cuidando e sempre que puder converse com o seu akoko, afinal foi um grande presente de Ossayin e Ogun!

  33. Adriano Neris

    Estou em busca de muda da arvore Akoko, e não consigo achar por favor sabe onde consigo uma muda dessa arvore.

    • Gunfaremim

      Irmão Adriano, voce consegue mudas de akoko aqui no Rio, no Mercadão de Madureira.. sempre tem pra vender..

  34. Jacks

    oi bom dia!
    sou adepto a religiao afro,sou umbandista gostaria de saber qual a melhor erva para o orixa ogum,se é a akoko ou gonçalinho.

    • Gunfaremim

      Embora o akoko seja mais utilizado para cultuar Ogun, as folhas de São gonçalinho podem ser usadas para ele também. Essa folha é uma das principais de Odé, o Caçador.. mas não vamos esquecer que Ogun foi o primeiro grande caçador.. Outra coisa, Ogun e Odé são irmãos e caminham sempre juntos.. Abç irmãozinho.

  35. Kátia

    Boa noite!Será que vcs podem me responder a uma pergunta.Eu e meu marido fomos de candomblé muito tempo.Eu feita de Ogun té e ele de Ossain.Somos afastados.Ontem apareceu misteriosamente uma folha seca de akòko em minha porta de entrada.Não existem árvores dela aqui.O que pode dizer esse fato?Obrigada.

    • Gunfaremim

      Prezada irmã Kátia, a folha de akoko é uma folha positiva. Ela não costuma ser utilizada para o mal, é a folha da fortuna, dos reis, daqueles que detem cargos importantes. Também é a árvore de Ogun, o seu orixá. Não acredito que ela possa causar mal algum para voces..

  36. josival s s

    motunba. gostaria de saber onde posso encontrar a planta akoko.resido em piracicaba/sp.tambem gostaria de saber mais sobre as plantas,onde conseguir mudas tambem.at. obrigado.

  37. Luciana

    colofé..
    tenho uma Akoko no fudo da minhaa casa ganhei de um amigo..Um Babà….mas gostaria de saber como fazer a poda..e se tem dia e algum ritual…para fazer isso… Asè Ó.

    • Gunfaremim

      Olá Luciana, Motumbá. Até onde eu saiba não existe ritual e nem dia específico para se podar o akoko. Eu particurlamente gosto do porte e do formato que essa árvore ganha com o tempo. Mas de as vezes ela fica grande demais e acaba tombando com o vento.. Os antigos dizem que quem é Alaketu, iniciado na Nação Ketu, jamais levanta o machado para essa árvore.. Abç.

  38. Ricardo Camara

    Gostaria de saber onde consigo uma muda de Akoko aqui em Natal/RN

    Axé e fiquem na paz de Oxalá

    • Gunfaremim

      Esse anuncio estava em uma comunidade sobre folhas, não conheço os responsáveis pela venda, mas vc pode tentar ligar e se informar:
      MUDAS AKOKO IROKO OBI BAOBÁ IROKO
      AXÉ A TODOS TEMOS MUDAS DE FUNDAMENTOS E FOLHAS FRESCA.

      1180452057

  39. edizia guerra

    Eu moro em Recife e gostaria de saber como adquirir uma muda de acocô. AXE.

    • Gunfaremim

      Edizia, aqui no Rio temos o Mercadão de Madureira, onde sempre há muitas mudas de akoko a venda.. Outro local que costuma disponibilizar mudas de diversas espécies é o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Em Recife, eu já não saberia como te informar.. Espero que voce consiga obte-las, é uma planta de muita valia. Abç.

  40. hugodevara

    ase o, obrigado, no hablo muy bien el portugues pero si lo leo bien, al parecer ustedes me dicen que es un arbol importado de africa y muy sagrado, tarde pero pregunto ¿ donde puedo conseguir aunque sea hojas de este arbol ? muy agradecido orisa ire ooooooo

    • Gunfaremim

      Aqui no Rio de Janeiro é fácil obter mudas no Mercadão de Madureira. Voce pode entrar em contato com o email: yeyeponda@hotmail.com. Me parece que ela também disponibiliza mudas para venda. Eu que agradeço pela sua visita. Orisá Ire o!

  41. Delma Torres Miguel

    Boa Noite,

    Eu não sou espirita, mas ano passado ajudei a retirar galhos de akoko de um centro espírita, peguei dois desses galhos, uma por conincidência plantei em frente ao portâo do meu terreno e outra mais adinate.
    Acontece que, o galho que eu plantei em frente ao portão está linda, magestosa e a outra nem cresceu tanto assim, mas eu não sei para que serve, ja entrei em vários sites a fim de saber se posso utilizar para chá, mas não obtive resposta. Por favor, gostaria de saber quais os fins terapêuticos dessa planta.
    Agradeço desde já

    Deelma – Itaboraí-RJ

  42. luciano

    sol de iboalama so muito feliz e quero conpra uma muda de akoko

  43. luciano

    quero conpra mude de akoko

  44. Eduardo

    Olá tenho inúmeras mudas de Akoko para venda e outras plantas sagradas, envio para todo o país e exterior contate-me pelo email yeyeponda@hotmail.com ou tel 021 9765-4962

  45. cristiane

    gostaria de saber aonde consigo essa planta sou de itu sp desde ja agradeço

    • Gunfaremim

      Aqui no Rio uma boa opção é o Mercadão de Madureira. Sempre tem muita muda de akoko pra vender.. Voce poderia entrar em contato e receber a muda via correios. Motumbá, motumbá axé.

  46. margareth

    Motumbá,o meu caso é diferente. Preciso de uma muda de AKOKO, mas moro em São Paulo. Poderia me informar, onde posso encontrar? Agradecida desde já. Margareth

    • Gunfaremim

      Aqui no Rio uma boa opção é o Mercadão de Madureira. Sempre tem muita muda de akoko pra vender.. Em São Paulo eu realmente não sei como te informar. Será que no horto do Jardim Botãnico vc não consegue? Motumbá, motumbá axé.

  47. Fernanda

    Motumbá ….,agradeço muito sua atençao ajudou´-me muito, creio que houvirei minha intuição como o sr disse, e mais uma vez parabéns pelo seu maravilhoso empenho. asé

  48. Fernanda

    Kolofé….,muito interessante sua nova página…,por favor ,tenho uma dessa tão cultuada árvore..Akokô,me falaram que ela não pode crescer acima da cumieira da casa de santo é verdade?,por favor se puder responder-me…estarei muito grata,pois meu coração doi só em pensar em podar o topo da árvore.,desde já Olorun basifuó..

    • Gunfaremim

      Ola irmã motumbá, já havia ouvido falar que se deva podar o akoko, assim como o peregún, para que os mesmos não ultrapassem a cumieira da casa.. entretanto já observei em várias casas de axé tradicional que essas plantas há muito já haviam ultrapassado essa marca.. Eu também prefiro não podar, mas isso vai depender daqueles que lhe transmitiram diretamente os ensinanemtos.. lembre-se muitas vezes: aquilo que é quizila pra alguns não necessariamente vai ser para todos.. Acho que NESSE CASO vale a pena ouvir a voz da sua intuição.. motumbá axé..

  49. Sheila

    Boa Tarde, gostaria de saber onde posso adquirir uma muda dessa planta sagrada. Sou do Rio de Janeiro.

    • Gunfaremim

      Olá Sheila, você arranja mudas de akokô lá no Mercadão de Madureira. No setor de ervas, tem de tudo que é tamanho..

  50. Edivaldo Lira

    Adorando a nova página

    bejjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*