ABRAÇO AO JEQUITIBÁ

Posted by on 24 de janeiro de 2024
meu ip

Há mais de dez anos estava eu lá, novamente.. Dessa vez sem Ele ao meu lado. Grande Igi da Floresta. Majestosa morada de diversos Iwí. Árvore quase milenar, imponente e que se ergue soberana em direção ao céu.
E hoje Ele está sendo reconhecido por todo Brasil. Que todos possam visitá-lo, não levem facões, apenas o coração. Oxalá fez dEla sua morada, Iroko a sustenta, Ogun a protege e Ossayin, aos seus pés, guarda a cura para tudo que nos faz o mal.
Jequitiba Rei para muitos, para mim será sempre o Jequitiba do Papai. Ekpa!

#jequitba #jequitibarei #iroko #jequitibárei #ossaiyn #parquedostrespicos

Foi um grande abraço em homenagem ao Jequitibá (Cariniana sp.) de Cachoeiras de Macacú. Ele é considerado a árvore mais antiga de Macacú. Sua idade está estimada entre 700 e 1000 anos! Ufa! Seu tronco é imponente e se destaca totalmente das demais.

É interessante ressaltar que o nome jequitibá tem origem tupi-guarani, significando “gigante da floresta”. Não é a toa, há registros de jequitibás com cerca de 60 metros de altura (equivalente a um prédio de 20 andares). Outro fato que justifica o seu nome é a sua longevidade, estão entre os representantes vivos mais antigos do planeta. Em São Paulo está localizado o Jequitibá mais velho do país, que mede 16 metros de circunferência e com idade estimada em 3.000 anos.

Durante a realização do “Abraço ao Jequitibá” em Cachoeiras de Macacu (RJ), o professor Jonatas José Silva fala sobre a relação simbólica que as religiões de matrizes africanas mantêm com as árvores.

Segundo Jonatas, a árvore é o canal que liga o céu e a terra, e é por onde transitam os orixás. No vídeo , ele também entoa uma cantiga em iorubá cuja letra e tradução são:

GBÁDÚRÁ ÒSÓNYÍN

E JÌN, E JÌN EWÉ Ó, E JÌN.

E JÌN, E JÌN EWÉ Ó, E JÌN.

E JÌN MERÉ-MERÉ ÒSÓNYÌN WA OÒGÚN.

E JÌN MERÉ-MERÉ ÒSÓNYÌN WA LÉ Ó.

MÁÀ LO BÁ INÓN NÍIGBÓ TI IGBÓ A BO,

MÁÀ LO BÁ INÓN NÍIGBÓ TI IGBÓ A BO,

WA DE OMI MÁÀ DÉ INÓN.

MÁÀ LO BÁ INÓN NÍIGBÓ TI IGBÓ A BO.

“Vós vestes, vós veste-se com folhas, vós vestes. Vós vestes, vós veste-se com folhas, vós vestes. Òsónyìn vós nos deste hábilmente a magia Òsónyìn vós nos deste habilmente a nossa casa Nunca iremos com fogo às matas onde te cultuamos Nunca iremos com fogo às matas onde te cultuamos Nós iremos com água, nunca com fogo. Nunca iremos com fogo às matas onde te cultuamos.”

Visita ao Jequitibá no Parque Estadual dos Três Picos, localizado entre os Municípios de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacú.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*