Árvores sagradas

RELIGIÃO – ÁRVORES SAGRADAS RESISTEM À DESTRUIÇÃO

RELATO HISTÓRICO PRIMOROSO. VALE MUITO A PENA LER! RELIGIÃO – ÁRVORES SAGRADAS RESISTEM À DESTRUIÇÃO A Tarde , quarta-feira, 31 de janeiro de 1979 Texto de Reynivaldo Brito Fotos Louriel Barbosa   Arredios ao comportamento místico do povo baiano, engenheiros e arquitetos responsáveis pela abertura de avenidas nos vales de Salvador estão destruindo um patrimônio … Continue reading »

Categories: Árvores sagradas, Candomblé, Conhecimento ancestral, Jeje, Ketu, Meio Ambiente, Sustentabilidade | Tags: , , , , , , | Leave a comment

O VERDE NO CANDOMBLÉ- JOSÉ FLAVIO PESSOA DE BARROS

SEGUEM ALGUNS VÍDEOS QUE SÃO IMPORTANTES REGISTROS DO CULTO A OSSAYIN E DAS FOLHAS. PEQUENOS FRAGMENTOS DE UM TEMPO EM QUE O RESPEITO AO CONHECIMENTO DE NOSSOS ANCESTRAIS ERA LEVADO A SÉRIO.. UM DELES REALIZADO POR MEU SAUDOSO PAI, FLÁVIO DE OGUIAN.. AFINAL: KO SÍ EWE, KO SÍ ORISÁ! O VERDE NO CANDOMBLÉ Publicado em … Continue reading »

Categories: Árvores sagradas, Candomblé, Cantigas, Conhecimento ancestral, Ewe Orixá, José Flavio, Meio Ambiente, Ossayin, Sasányìn | Tags: , , | Leave a comment

LÉSÈ ÒRÌSÀ..

  Orisá ajebè oní o Ae ae ae Ajebè lésè òrìsà   Ògún ajebè oní o Ae ae ae Ajebè lésè òrìsà   Òsóòsì ajebè oní o Ae ae ae Ajebè lésè òrìsà   Òsànyìn ajebè oní o Ae ae ae Ajebè lésè òrìsà   Iroko ajebè oní o Ae ae ae Ajebè lésè òrìsà … (Suplicamos e pedimos a orixá, Suplicamos aos pés do orixá)  

Categories: Árvores sagradas, Conhecimento ancestral, Orixá, Reza, Tradição Africana | Tags: , | 2 Comments

Candomblé e Meio Ambiente (REPOSTAGEM-29/09/2009)

Com o crescimento da nossa religião e o surgimento de novas casas de candomblé e umbanda a utilização das áreas verdes remanescente se reflete muitas vezes em um problema ambiental, o dilema está em como continuar utilizando esses espaços sem aumentar ainda mais a sua degradação. Nessa hora devemos recorrer ao conhecimento deixado por nossos … Continue reading »

Categories: Árvores sagradas, Conhecimento ancestral, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Tradição Africana | Tags: , , , | Leave a comment

Ewe Àjé kòbàlé – Croton zambesicus

Está inserida na Família Botânica Euphorbiaceae e possui como sinonímia: syn. Croton amabilis Müell. Arg., Croton gratissimus Burch). A espécie Croton zambesicus, conhecida em Iorubá como Ajekobale (ajeofole, ajeobale), é utilizada no Estado de Ekiti, Nigéria, no cuidado da saúde dentária e bucal. Ela também é utilizada associada a Cassia occidentalis (ewe ori esi) e … Continue reading »

Categories: Árvores sagradas, Ewe Orixá | Tags: | Leave a comment

PEREGUN ELEPE E OYEKU MEJI

Eji Ogbè é luz, Oyeku é escuro. Ele é a contração. É o mistério do desconhecido. Isso se refere a o fim de um ciclo. Muitas pessoas equivocadas surtam quando Oyeku é lançado, porque significa morte. Mas raramente significa morte física; e mesmo se isso acontecer, e daí? Em Ifa dizemos: “A Terra é o … Continue reading »

Categories: Árvores sagradas, Ewe Orixá, Orixá | Tags: , , | Leave a comment

Egbomi Cidália de Iroko

    ERÓ IROKO IZÔ, ERÓ IROKO SILE..   “Ebomi Cidália Soledade foi uma religiosa do Candomblé. Foi iniciada ainda criança, sendo consagrada como filha de Iroko, um orixá raro na nação de que ela faz parte: Ketu. Era filha de santo de Mãe Menininha do Gantóis, a quem tinha um imenso carinho e respeito. … Continue reading »

Categories: Árvores sagradas, Conhecimento ancestral | Tags: , | Leave a comment

DICA DE LEITURA: MÃE AFRICA (CELSO SISTO)

O CORAÇÃO DO BAOBÁ     Ilustração Celso Sisto Os baobás povoam a África há muito tempo, e são como muitos corações abraçados: fortes e inabaláveis. Mas também são retorcidos, como as voltas de uma história. E com raízes profundas e algumas cicatrizes.. A lebre, depois de um dia cheio de aventuras para obter comida, … Continue reading »

Categories: Árvores sagradas, Lendas, Literatura, Livros, Tradição Africana | Tags: , , | 1 Comment

Bujè- Jenipapo (Genipa americana) REPOSTAGEM (02/04/2011)

  O jenipapeiro (Genipa americana) é uma árvore nativa, tendo origem na América Central e América do Sul, estando presente na região Amazônica e na Mata Atlântica. Costuma ter um porte elevado, chegando a 20 metros de altura e com copa vistosa. Pertence a família das rubiáceas, mesma do café. Sua madeira é macia e … Continue reading »

Categories: Árvores sagradas, Candomblé, Conhecimento ancestral, Lendas, Medicina tradicional, Tradição Africana | Tags: , , , , , , , , , , | Leave a comment

Estudo revela que árvores gigantes cariocas foram preservadas por razões religiosas e práticas

ESTÃO DESCOBRINDO AQUILO QUE NÓS, RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA E INDÍGENA, JÁ ESTAMOS CANSADOS DE SABER.. LEIAM ESSA REPORTAGEM! FONTE: http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/estudo-revela-que-arvores-gigantes-cariocas-foram-preservadas-por-razoes-religiosas-praticas-16503328 Levantamento do Departamento de Geografia da PUC-Rio indica como figueiras, jequitibás e jatobás foram capazes de resistir ao tempo POR ANA LÚCIA AZEVEDO  20/06/2015 6:00 Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/estudo-revela-que-arvores-gigantes-cariocas-foram-preservadas-por-razoes-religiosas-praticas-16503328#ixzz3dk7Bhb1F © 1996 – 2015. Todos … Continue reading »

Categories: Árvores sagradas, Conhecimento ancestral, Medicina tradicional, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Tradição Africana | Tags: , , , , , , | Leave a comment

Não devemos quebrar promessas feitas aos voduns

  Esta é a história de um homem pobre que se chamava Kakpo. Esse fato aconteceu em Tendji. Há muito tempo, Loko era uma árvore sagrada. Havia um homem pobre que trabalhava com o machado. Ele cortava árvores para conseguir madeira. Um dia, encontrou uma árvore boa para cortar. Ele foi cortar Loko. Loko lhe … Continue reading »

Categories: Árvores sagradas, Jeje, Lendas, Vodun | Tags: , , , | Leave a comment

Iròko berè kwe sató, Dabió Dabió

Loko hamunya hungebe, hungebe ahoboboy!!!   Dizem os antigos que uma súplica aos pés do atinsá de Loko possui uma força inacreditável: Loko ajebè oní o, Ae ae ae Ajebè lésè vodun. Ali reside toda a força desse vodun, cujas raízes atravessam a terra e os galhos chegam aos céus. Seu tronco não deve ser magoado … Continue reading »

Categories: Árvores sagradas, Cantigas, Conhecimento ancestral, Jeje, Vodun | Tags: , , , , , | 2 Comments

Gloria Bomfim – Gameleira Branca

        É de xoroquê a porteira de entrada de Olorum de dê É de xorocô a madeira sagrada de Xangô (bis) Pra quem tem licença a porteira do mundo nunca tranca Pra quem tem a bença do dono da gameleira branca (bis) Bate na porteira, Pará vai abrir Foi na gameleira, Coral … Continue reading »

Categories: Árvores sagradas, Cantigas, Orixá, Tradição Africana, Vídeo | Tags: , | 2 Comments

Ndanko (Apako) -Bambusa vulgaris

Aos seus pés rezamos, cantamos e dançamos.. Oferecemos àlùbósà (cebola) e egbo (canjica). Que o fogo sempre seja nosso amigo, que transforme o ruim em bom. Que o mal não nos atinja pois somos fortes como os seus galhos. Que o epo nos dê o brilho e que apazigue todos os nossos inimigos. Que saibamos … Continue reading »

Categories: Árvores sagradas, Cantigas, Ewe Orixá, Ketu | Tags: , , , , , | Leave a comment

MUDAS DE PLANTAS SAGRADAS (FOLHADEORIXA.BLOGSPOT)

Olá amigos, tenho recebido muitos pedidos de irmãos e amigos procurando por mudas de plantas sagradas, como akoko e iroko. Não comercializo e nem produzo tais plantas, entretanto, indico o blog de um amigo que já possui há um certo tempo um trabalho fantástico com mudas de plantas utilizadas nas religiões de matriz africana. Segue … Continue reading »

Categories: Árvores sagradas, Ewe Orixá | Tags: , | 1 Comment