Dágunró (Chifre-de-carneiro)

Posted by on 13 de julho de 2010

 É incrível como muitas folhas, que algumas vezes passam desapercebidas por muitos, carregam consigo uma força imensa. Um exemplo é o dágunró (Acanthospermum hispidum), planta invasora muito conhecida pelo nome carrapicho-de-carneiro ou só carrapicho. Seu nome popular vem do fato das suas sementes lembrarem muito um chifre de carneiro (àgbò/agutan). Outro nome que recebe é o de chifre-de-veado. Esses dois nomes nos remetem a dois animais ligados a orixás que costumam apreciar esse ewé: Sangó e Odé.

O dágunró é uma folha quente, ligada a guerra, a confusão, ao lorogún. Seu nome em iorubá já diz tudo, significando “para guerra”. Daí algumas vezes ser utilizada para esquentar Ogún contra alguém.. Entretanto da mesma forma que ela pode trazer o calor da briga e a ela que podemos recorrer para amenizar a confusão e as cabeças quentes. Dizem que funciona muito bem com o povo iniciado para Afonjá, que é confusão na certa e cujo chifre do carneiro (agutan) é um de seus símbolos.

Outra coisa boa é que, como todo bom carrapicho, também pode ser usado para vários tipos de amarração. Isso é bom, pois quem faz amor não faz guerra. Só precisa ter cuidado com a hora de apanhar… Na medicina popular suas folhas são ótimas para tratar pessoas com sérios problemas pulmonares, pois possuem propriedades broncodilatadoras. Motumbá irmãos!

10 Responses to Dágunró (Chifre-de-carneiro)

  1. Luan

    Realmente as vezes só usando esse método aí para conquistar alguém.

  2. Roberto

    Não resta a menor dúvida. Obrigado pelo esclarecimento. Grato.

  3. Giancarlo

    na Bahia, conhecida como “Juiz de Paz”…

  4. Amor de Volta

    Olá,

    Maneiro isso aew. Obrigado.

  5. Amarração Amorosa

    Boa noite,

    Agradeço ao dono do site pelo material, estava buscando na internet e não encontrava. Obrigado.

  6. Heloisa ferreira

    Usei muito no sul para um pó e para amarração.Gostaria de saber mais sobre agarradinho,pois aqui no mecadão querem me vender tomilho como agarradinho,que é usado em certa magia de sedução
    eu achei aqui no muro dos outros,no mercadão não conhecem talvez tenha outro nome

  7. PEDRO

    tive curiosidade em saber dessa planta porque nasceu um pé dessa planta em frente de minha casa…..e ela é meio esquisita né….entao não é muito comum essa planta aqui no sul do pr né.

    • Gunfaremim

      Para muitos ela é tida apenas como uma erva daninha Pedro, mas para nós, que acreditamos na força das folhas, ela é muito mais..

  8. roberto

    Conheço como "Fel da terra", muito encontrada nas regiões litoraneas entre Rio e SPaulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*