DICA DE LEITURA: “EQUEDE- A MÃE DE TODOS”/ GERSONICE AZEVEDO BRANDÃO

Posted by Gunfaremim on 30 de maio de 2016

Equedes Sinha de Oxóssi, Nem de Ogum (Angélica Ribeiro da Silva), Marineide Ferreira Conceição de Oxalá, Maridalva Ferreira Conceição de Oxóssi, e as irmãs Liliane e Nadja Chagas de Oxum. Foto: Dadá Jaques.

“Será lançado no próximo dia 8 de março, às 19h, dia internacional da mulher, o livro “Equede – A Mãe de Todos”, no Terreiro da Casa Branca, em Salvador.

 

A publicação é um testemunho de Gersonice Azevedo Brandão, conhecida como Equede Sinha, que mostra a importância, o respeito e o reconhecimento do cargo de equede dentro do candomblé.

 

 

 

 

 

 

 

 

O cargo concentra os poderes maternais do acolhimento, da concepção, do cuidado e da educação. Além disso, o livro é histórico, já que a vida de Sinha, parida dentro do terreiro da Casa Branca, se funde com a história do mais famoso terreiro de candomblé nagô do Brasil.

 

 

(Foto: Editora Barabo/Divulgação)

Com 172 páginas e mais de 200 fotos – tanto do acervo pessoal da autora e da Casa Branca, quanto dos fotógrafos Dadá Jaques, Flávio Damm, da Fundação Pierre Verger. No livro, também há ilustrações exclusivas do artista Carlos Rezende. O livro, organizado por Alexandre Lyrio e Dadá Jaques, traz ainda histórias inéditas, como a invasão do Posto Esso imposta contra o terreiro na década de 70.

(Foto: Editora Barabo/Divulgação)

 

O livro Equede – A Mãe de Todos é uma declaração de amor da Equede Sinha ao povo de axé e especialmente à família da Casa Branca, a sua mãe biológica, vovó Conceição e as entidades de luz, os Orixás. Uma leitura que ensina um pouco da cultura afro-brasileira e muito da nossa história. E como diz a própria autora. Equede é mãe. De Exu a Oxalá.”

Texto publicado no site: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/02/livro-equede-mae-de-todos-tera-lancamento-no-terreiro-da-casa-branca.html

 

Lançamento do livro na Casa Branca do Engenho Velho- Salvador (Foto: Editora Barabo/Divulgação)

(Foto: Editora Barabo/Divulgação)

 

Autora: Gersonice Equede Sinha Azevedo BrandãoLivro: Equede – A Mãe de Todos

Organização: Alexandre Lyrio e Dadá Jaques

Editora: Barabô (Salvador, 2016)

Valor: R$ 150,00

Leia a matéria completa em: Equede: A mãe de todos − um livro sobre amor, ancestralidade e mulheres de partido alto – Geledés http://www.geledes.org.br/equede-mae-de-todos-um-livro-sobre-amor-ancestralidade-e-mulheres-de-partido-alto/#ixzz4ABUoIAqE

 

Gunfaremim tietando mãe Sinha

 

 

Grande noite de autógrafos na Casa Branca

 

2 Responses to DICA DE LEITURA: “EQUEDE- A MÃE DE TODOS”/ GERSONICE AZEVEDO BRANDÃO

  1. VANESSA AMORIM

    Olá, gostaria de saber como faço para comprar este livro “EQUEDE A MÃE DE TODOS”? Venho acompanhando o processo de lançamento feito esse ano no dia 8/4, sou do Rio de Janeiro e ainda não chegou em nossas livrarias, gostaria muito de telo, sem mais obrigada!

    • Gunfaremim

      Olá Vanessa, o livro estava sendo vendido através da editora ou diretamente na Casa Branca. Ele foi lançado em São Paulo, com a presença da autora. Infelizmente ainda não sei quando será lançado aqui no Rio de Janeiro. Vamos aguardar, e que seja em breve. Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>