REGISTRO: Mãe Tieta de Iemanjá, do terreiro da Casa Branca

Posted by Gunfaremim on 28 de abril de 2017

Morre aos 84 anos Mãe Tieta de Iemanjá, do terreiro da Casa Branca

 

Mãe Tieta de Iyemanjá, Iyá Kekere do Asé Iyá Nassô Oká

O candomblé baiano perdeu uma de suas ilustres representantes. A mãe pequena do terreiro de candomblé Ilê Axé Iyá Nassô – a Casa Branca do Engenho Velho -, Antonieta de Anunciação Matos, faleceu no final da noite deste sábado (8). Mãe Tieta de Iemanjá, como era conhecida, era Ya Kekere do terreiro da Casa Branca, o mais antigo de tradição kêtu do Brasil.

Mãe Tieta tinha 84 anos e foi vítima de uma pneumonia. Ela tinha mais de 70 anos de iniciação no candomblé, onde chegou pelas mãos da mãe de santo Maximiana Maria da Conceição, a Tia Massi. Natural de Salvador, Mãe Tieta tinha uma filha de sangue, mas era conhecida no Brasil, sobretudo pela quantidade de filhos espirituais.

Além disso, a mãe pequena também era conhecida por ser uma das grandes intérpretes de cantigas do candomblé e por contar histórias da religião.

TEXTO EXTRAÍDO DA PÁGINA: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/salvador/noticia/morre-aos-84-anos-mae-tieta-de-iemanja-do-terreiro-de-casa-branca/?cHash=5cd92ebf7948a861573895930916b9e1

OBS: PERDEMOS NOSSA IYA KEKERE NA NOITE DE 08 DE ABRIL DE 20017, AS 21 HORAS.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>