EJÌOGBÈ- ÒRÌSÀ DÍDÁ AYÉ

Posted by on 18 de setembro de 2018

 

 

Orixá Exú- Exposição Agbara Orixás (UERJ-2012)

“Obàtálá foi para o portão do òrun, lá ele encontrou Èsù. Ògún trouxe a corrente, quando eles chegaram do lado de fora, Ògún a amarrou bem. Obàtálá começou a descer pela corrente, Ele desceu, desceu, desceu. Já era possível escutar o barulho das águas. Ele chegou ao fim da corrente. Ele retirou a concha de dentro do àpò-dídá. E jogou a terra sobre as águas. Quando a terra do òrun caiu na água, ela fez um grande barulho. Ele pegou a galinha dentro do àpò-dídá e jogou-a sobre a terra. Quando a galinha pisou na terra, ela começou a ciscar, ela espalhou a terra em todas as direções, Obàtálá pegou o pombo e o soltou. Ele voou, voou, voou. Ele pode ver que a terra já estava se expandindo. Obàtálá jogou a semente de palmeira  na terra. Obàtálá estava contente. Ele havia terminado a primeira parte do trabalho.

Ele começou a subir para voltar ao òrun, quando ele chegou foi recebido com festa. Todos estavam felizes. Obàtálá foi ver Olódùmarè, Ele disse que o trabalho foi um sucesso. Agora já existia ilè sobre as águas. Olódùmarè disse: boom! Ele enviou agemo para ver se a terra estava seca. Ele desceu pela corrente e pulou na terra cuidadosamente. Ele andou sobre ela muito vagarosamente, mas a terra ainda não estava seca. Ele voltou e disse para Olódùmarè que a terra ainda não estava seca. Eles esperaram mais um pouco. E enviaram agemo novamente. Ele veio, ele inspecionou de novo a terra. Ele voltou e disse para Olódùmarè que a terra já estava seca. E que a semente de palmeira já havia brotado. Olódùmarè chamou Obàtálá novamente E deu agora a ele òpásóró, Seu cajado. Como símbolo do Seu poder e de Sua autoridade.

 

Orixá Ogun- Exposição Agbara Orixás (UERJ/2012)

Assim Obàtálá poderia usar seus poderes, de acordo com sua própria vontade. Ele deu para Obàtálá vários tipos de sementes: A semente ire, A semente awùn, A semente dòdo. Assim, os trabalhos da criação permitiriam a Obàtálá criar os seres humanos. E todas as espécies que povoariam o mundo: árvore, plantas, ervas, animais, aves, peixes etc. E todos os tipos de pessoas. Foi assim que ele aprendeu, E foi enviado para realizar estes trabalhos. Ele colocou tudo dentro do àpò-dídá e iniciou a descida novamente, quando ele chegou ao fim da corrente a palmeira já havia crescido. Ela estava encostada na corrente, Obàtálá desceu através da palmeira. Ele foi o primeiro Òrìsà a pisar na terra. No lugar em que ele pisou, Ele disse: ilè nfè (a terra está larga). Obàtálá viu que a terra já havia se espalhado, Ele pegou as sementes no àpò-dídá. Ele começou caminhar sobre a terra. Ele ia caminhando e espalhando as sementes. Obàtálá plantou todas as plantas que existem no mundo. Quando as árvores e as plantas cresceram elas formaram Igbó (mato, floresta). Ifè Oòyèlàgbò veio a ser o nome desse lugar. É por isso que Obátálá é chamado Bàbá Igbó.”

 

 

 

 

 

Obatalá- Orixá do Pano Branco (Exposição Agbara Orixás- UERJ/2012)

“..Eles estavam usando folhas. Que folhas eles estavam usando para Òrìsà? Àbámodá (folha-da-fortuna). Eles estavam recitando ofò. Àbámodá àbá mi kò se àìse. Àbámodá minha vontade será realizada. Àbá ti alágemo bá dá, l’òrìsà oke ngbà. Òrìsà Oke aceite a vontade do camaleão. É assim que Ifá ensina..”

“..Eles estavam felizes, eles estavam dançando, Eles estavam louvando Òrìsà. Ifá diz assim, Ejìogbè é isso.”

FONTE: Luiz L. Marins. Òrìsà dídá ayé: òbátálá e a criação do mundo iorubá. África, São Paulo. v. 31-32, p. 105-134, 2011/2012.

 

Abamoda/ Folha da fortuna (Bryophyllum pinnatum) Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Bryophyllum pinnatum

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*