Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Posted by on 20 de dezembro de 2010

Orixá Ossanyin - Orixá das Folhas

Essa semana visitei um dos meus lugares preferidos aqui no Rio, o Jardim Botânico. Ele fica localizado em um dos locais de maior movimento da Zona Sul da cidade, representando um verdadeiro paraíso no meio da agitação. Segundo registros é póssível encontrar cerca de 6.200 espécies diferentes de vegetais nativas e exóticas, sendo muitas em extinção. Sua área é extimada em 1.370.000 m2 e está dividida em dois setores: o do Jardim propriamente dito e o do Horto Florestal, ao norte do Jardim, que se estende até os limites da Floresta da Tijuca. O local é cortado pelo Riacho Iglesias e o Rio dos Macacos, vindos do Maciço da Tijuca e que desaguam na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Esse oásis tem origem a partir do séc. XIX, com a chegada da Família Imperial ao Rio de Janeiro. Inicialmente seu espaço havia sido projetado para abrigar uma fábrica de Pólvora e uma fundição de peças de artilharia, posteriormente foi criado nessa mesma área o Jardim de Aclimatação.  A idéia era ter um lugar onde diversas espécies de especiarias das índias Orientais  e outras terras asiáticas pudessem ser aclimatadas, tendo em vista as longas viagens e os perigos enfrentados pelas embarcações portuguesas. Alguns meses depois, a 11 de outubro de 1808, o Jardim recebe o nome de Horto Real. A partir daí o jardim começou a receber grande quantidade de sementes e mudas, que incluiram abacateiros, cravo da índia, canelas, chá, sagu, coração de negro, fruta pão e cajá.

Atualmente o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um importante centro de pesquisas, além de servir como local de refúgio para inúmeras espécies de insetos, animais e aves. Um dos meus locais preferidos é próximo a escultura de Ossayin, do artista plástico Tati Moreno (criador das esculturas dos orixás do Dique do Tororó, na Bahia). Ao lado existe um pé de oriká-cajá mirim (Spondias Lutea) fantástico.

Ewé o!!!

Escultura de Tati Moreno - Jardim Botânico do Rio de Janeiro



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*