Ewé Ápèjé – Dormideira/Sensitiva (Mimosa pudica)

Posted by on 16 de fevereiro de 2011

Mimosa pudica - Ewé ápéjè (dormideira)

Essa planta me lembra a minha infância, quando eu ficava batendo nas suas folhas pra elas se fecharem. Seu nome científico é Mimosa pudica, Mimosa porque suas folhas são bem pequeninas, aparentando um aspecto frágil. Pudica por que elas se fecham e se escondem a qualquer toque, como se fossem uma virgem assustada. Suas flores são rosa e muito delicadas.

Um dos seus nomes nas terras iorubás é ewé ápèjé, que pode significar folha de axé/força. Esse aspecto pode ser constatado em um dos seus nomes populares sensitiva.. Por isso costuma ser utilizada para aumentar a sensibilidade de médiuns, ou ainda, para induzir o transe e permitir a chegada do orixá.

Costuma ser associada a Senhora das Tempestades (Oyá) e Iyewá a Senhora dos Disfarces. É interessante observarmos que, quando associada a Oyá, costuma ser utilizada em trabalhos amorosos (de amarração), não devemos esquecer que Oyá é a Senhora das Paixões, aquela que chega colocando fogo nos nossos corações.

Mimosa pudica

Sua ligação com Iewá pode ser evidenciada a partir da personalidade desse orixá, que está ligada a tudo que ainda não foi utilizado, a virgindade, ao mistério. Lembram do seu nome, pudica?..  Outro nome popular dessa planta é “não me toque”. Iyewá também não costuma se mostrar para qualquer um, e também é capaz de turvar a nossa visão quando não deseja ser vista.

Iyewá- Peça exposta na Marina da Gloria (2007)

Como folha de força é utilizada para o Senhor Elegbará (possuidor do poder (agbará)), fato que justifica sua utilização nos assentamentos desse orixá. Um fato interessante é que em algumas cidades do México costuma ser utilizada seca e fumada como um substituto para a maconha. Segundo relatos ela seria confundida com outra espécie muito parecida (Mimosa hostilis), que nós aqui conhecemos como folha da Jurema. Foi observado que seu uso embora não necessariamente provoque alucinações, pode promover sonolência. O que já é o suficiente para classificá-la como ewé eró.

Quem observa as flores e folhas da dormideira não deve se enganar com relação a sua fragilidade aparente.. É uma planta extremamente resistente, suportando altas temperaturas e condições de solo nem sempre favoráveis. Seu caule esconde espinhos que cortam e ferem a pele dos desavisados.

Assim como a natureza de  Iyewá, não adianta chegar e pegar um galho ou arrancar um pé na rua para plantar em casa, geralmente ela seca e morre. Seu cultivo é fácil, mas costuma dar mais certo quando são utilizadas suas sementes. É até engraçado, pois é considerada uma planta invasora.

Esú - Peça exposta na Marina da Gloria (2007)

A dormideira é uma planta de porte arbustivo originária da América Tropical (regiões quentes), pertencente à família das Leguminosas (Mimosacea), mesma do tento/wérénjéjé (Abrus precatorius). Outros nomes que recebe são: malícia-da-mulheres, morre-joão, kiri-kerê, dorminhoco e jequiri-rasteiro.

Foram isolados de suas folhas e raízes um alcalóide tóxico, a mimosina, além de tanino, cristais de oxalato de cálcio, galactose, manose e uma substancia semelhante a adrenalina. Sua utilização na medicina popular é feita em casos de dores de cabeça e dor de dente. Alguns estudos clínicos indicam a utilização do extrato aquoso das raízes em distúrbios uterinos, muito freqüentes nas filhas de Oyá…

 

 

TEXTO ESCRITO POR GUNFAREMIM

11 Responses to Ewé Ápèjé – Dormideira/Sensitiva (Mimosa pudica)

  1. Araken Carvalho

    Obrigado pela atenção Gunfaremim.

  2. Araken Carvalho

    Obrigado pela atenção, Gunfaremim.

  3. Araken Carvalho

    Sonhei com a planta sensitiva. Era era enorme e cheia de flores, me senti muito bem só acordar.O resto do sonho não me lembro. Gostaria de saber o significado. Já que é um tipo de sonho raro. Gunfaremim Ase.

    • Gunfaremim

      Olá Araken, se a sensação que você teve foi boa então foi um sonho bom. A sensitiva está ligada a sensibilidade, a espiritualidade então pode ser um recado do astral para você trabalhar bem a sua espiritualidade. Grande abraço e obrigado por acompanhar a página.

  4. Gunfaremim

    Thanks a lot my friend. This culture is wonderfull.

  5. flash game successfull experiment

    Thank you very much for that splendid article

  6. Gunfaremim

    I Thank you for read my blog, I hope you enjoy it.

  7. acai berry benefits

    I am so impressed I had to save it so I continously go back and read things I may have skimmed

  8. kran kozlovoy

    Here a wealth of information here. Thanks! I’ll be back for more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*