DIA 24 DE MAIO – DIA DE SANTA SARA KALI

Posted by on 25 de maio de 2011

Nos dias 24 e 25 de maio, centenas de ciganos de todo o mundo festejam o dia de Santa Sara Kali, a Virgem Negra. Os leitores desse blog podem estar se perguntando. O que essa Santa e os ciganos têm haver com as religiões de matriz africana e com o culto as folhas? A primeira vista e com um olhar desatento, poderíamos supor que não haveria qualquer tipo de relação.

Entretanto devemos nos lembrar que a cultura dos povos ciganos está fundamentada em práticas religiosas muito antigas, onde a relação entre o homem e a Natureza se fazia naturalmente. O cigano aprende, desde a mais tenra idade, a ler os sinais deixados pelos seres elementais: A chama de uma fogueira ou de uma vela, o movimento das folhas que balançam ao vento, as águas de um rio correndo e que brincam aos nossos olhos.. Essa integração com a natureza que os cerca fez com que esse povo se tornasse grande conhecedor das ervas e de seus mistérios. Assim como os povos africanos.

Não foi por acaso que algumas dessas práticas tenham sido incorporadas aos cultos de matriz africana, no caso específico a Umbanda. Nessa vertente religiosa, não só são realizados sortilégios e encantamentos, baseados na cultura desse povo, como existe ainda a possibilidade de incorporação de espíritos ciganos, que chegam trazendo alegria e ensinamentos para aqueles que os procuram. É interessante percebermos que tudo isso acontece dentro dos terreiros de Umbanda, na maior integração. Embora não seja muito comum, é possível vermos ciganas “trabalhando” ao lado de pombas-giras. Isso é fantástico, uma vez que as religiões de matriz africana possuem essa forte capacidade de agregar, reunir e redefinir.

Sou iniciado no Candomblé, porém tenho extrema devoção e adoração por esse povo, que assim como Ogún (meu Pai) está sempre a procura de novos caminhos, buscando o novo e aprendendo com o desconhecido. Por isso, e muito mais, fiz essa postagem, em homenagem a Virgem Negra, vinda das águas. Sara Kali.

SALVE SARA KALI! SALVE O POVO CIGANO!

Dica de leitura: Magia Cigana (encantamentos, ervas mágicas e advinhação)- Charles Godfrey Leland/ Editora Bertrand Brasil, 1992.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*