Os irmãos Karê e o obí

Posted by on 14 de novembro de 2009

Iyemonjá foi mãe de diversos orixás, possuindo seios fartos e cheios de leite, o que lhe concedeu o título de “Mãe dos Seios Chorosos”. Como era extremamente maternal teve diversos filhos adotivos, a exemplo de Omulú (filho de Nanan) e Logun Edé (filho de Iyá Ipondá).

Quando o jovem Logun voltou a morar com sua mãe verdadeira, Iyemonjá ficou muito triste, e foi procurar Orunmilá, o adivinho, pois queria um filho igual ao pequeno encantado. Orunmilá irformou que ela deveria pegar um obi, passar pelo seu ventre e então atirar nas águas. Assim ela o fez, porém quando arremessou o obi este atingiu uma pedra e se partiu em dois. Uma parte caiu no rio e outra foi parar no mato.

Nove meses depois Iyemonjá deu à luz um casal de gêmeos que foram chamados Odé Karê e Osun Karê. Como eram muito parecidos, sua mãe muitas vezes se confundia na hora de vesti-los, de forma que Odé usava as roupas com as cores de Osun e vice-versa. Osun Karê sempre trazia consigo um ofá (arco de caça), pois adorava caçar. Quando ela chegava aos lugares todos logo cantavam felizes:

“Òsun dé Káre Korin Ijesá

Òsun dé! Káre! Òsun dé! Káre!”

Oxum Karê chegou e trouxe música para o povo Ijexá! Oxum chegou! É Karê!

Odé Káre era conhecido não só por sua beleza, mas principalmente pelo seu gênio esquentado, freqüentemente era visto dentro do rio, pescando. Quando o viam pescando todos os outros pescadores se aproximavam, pois ele sempre escolhia os locais com maior abundância de peixes. Por isso entoavam a cantiga:

“Bí ode, Ode Káre rere,

Káre rere Ode!”

“Se és o caçador, caçador nos traga boa sorte!”

12 Responses to Os irmãos Karê e o obí

  1. LEKANJIRE

    Kolonfé.
    Parabéns pelo trabalho e também pela paiencia. Os itans são palabras sagradas que só filho de fé e de axé consegue entende-los. Kare são divindades toquens no mundo Jeje e também similares aos Tobosy. Nós de Jeje temos a familia Kare como Nago-vodun toqueno.

    Olorum ba fé.

    Sacerdote Lekanjire

    • Gunfaremim

      Kolonfe Lorun, Kolonfe(Motumbá) meu velho. Agradecido pelas belas palavras. Que a Grande Dan sempre dance conosco. Estamos juntos nessa batalha.

  2. Barbo

    Ko lo fe!
    De inicio quero parabenizá-lo pelo blog, por sua responsabilidade demostrada nos post, pela maturidade com que trata as divergências. Sinceramente, esta é a primeira vez que vejo isto em um espaço como este. Parabens.
    Sim, meu interesse é saber mais sobre Òsun Kàré, pois sou consagrado a este Òrísá, hoje tenho 11 anos feitos de iniciados, fora o tempo de abian, e acabei de ‘pagar minha Odu eje.

  3. Gabriel

    Eu quis dizer que as divindades das águas costumam confundir-se. Ou melhor, as da caça também, né? rsrsrsrs. Ire Ó Ó Ó.

  4. Gabriel

    Eu quis dizer que as divindades das águas costumam confundir-se, não as da caça. Ou melhor, as da caça também, né? rsrsrsrs. Ire Ó Ó Ó.

  5. Gabriel

    Àse Ó Ó Ó! Eu soube que Òsun Kàré e Ode Kàré seriam filhos de uma ayaba das águas, hoje esquecida, mas que, na realidade, não é Yemoja. Como as divindades da caça costumam confundir-se…

  6. Anonymous

    Lindo de + sou Filho de Ode kare e o que tenhode mais precioso em minha vida !!! Adorei

  7. aline

    Eu ja conhecia o itan mas como sou filha de osun karê adorei vê-lo no blog, continue sempre se expressando com esse carinho é o que torna o blog interessante.

  8. Dinho

    Infelizmente olhos espirituais não foram dados a todos os que possuem olhos físicos…

  9. Jonatas Gunfaremim

    Os itans nos ensinam, mas só para aqueles que tem olhos para ver…

  10. edivaldo

    Maravilhosa maluquice…

  11. segyo

    maluquice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*