Iya Tatá de Oxum- Altamira Cecília dos Santos

Posted by on 10 de dezembro de 2019

 

Mãe Tatá de Oxum

Altamira Cecília dos Santos mais conhecida como Mãe Tatá Oxum Tomilá – filha legítima de Maria Deolinda (Papai Oke (sexta Iyalorixá do Ile Iya Naso Oka), foi a oitava Iyalorixá do Candomblé da Casa Branca do Engenho Velho auxiliada pela Iyakekerê Juliana da Silva Baraúna e Otun Iyakekerê, Iyatebexê e Iyaodé Areonite da Conceição Chagas. Morreu em dezembro de 2019, aos 96 anos.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Altamira_Cec%C3%ADlia_dos_Santos

 

Ásèsé, mo juba ; Ásèsé, Ásèsé o!;

Ásèsé o ku Agbà o!; Ásèsé , Ásèsé o!;

Ásèsé , érù ku Àgbà o!; Ásèsé , Ásèsé o!

 

Axexé eu lhe apresento meus humildes respeitos!;

Axexé eu venero e saúdo os mais antigos,

Axexé o escravo saúda os mais antigos.como criar blog

 

Faleceu neste sábado, 07 de dezembro, em sua residência em Salvador, a Yalorixá Altamira Cecília dos Santos 96 anos, conhecida como Mãe Tatá de Oxum do Engenho Velho, considerado o Terreiro de Candomblé da Nação Ketu mais antigo do Brasil.

O velório de Mãe Tatá, a oitava Yalorixá da Casa Branca, está sendo realizado na sede do Terreiro, na Escola Vovó Conceição, na Praça de Oxum, na Avenida Vasco da Gama. O sepultamento da sacerdotisa está marcado para este domingo, no cemitério Jardim da Saudade.

Comandando o Ilê Axé Iyá Nassô Oká (Casa Branca do Engenho Velho) desde 1985, Mãe Tatá era filha da Yalorixá Maria Deolinda dos Santos (Iwindejá), mas sua ascensão ao cargo no terreiro foi uma surpresa para ela, cuja gestão foi caracterizada pela sabedoria e benevolência.

Dois feitos importantes durante a gestão de Mãe Tatá no Engenho Velho: o reconhecimento do Terreiro como Patrimônio Histórico do Brasil pelo IPHAN, em 1986 e a grande reforma da Casa que foi fundada em 1830.

Lààyè awọn ésà ti Òrìṣà ẹgbẹ́! (Viva os ancestrais do culto de Orixá!)

Kíkí ÌyáTatá! (Salve Mãe Tatá!)

Axé!

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/religiao-e-fe/pai-paulo-de-oxala/candomble-se-despede-de-mae-tata-na-praca-de-oxum-rv1-1-24125421.html

Axexe- Carybé

Mawá, Mawá, Mawá

Vodunci ilé Mawá

Vodunci ilá Mawá

Lése Korré zócomo abrir uma loja virtual

 

Axexe- Carybé

One Response to Iya Tatá de Oxum- Altamira Cecília dos Santos

  1. redwap

    Em conversa com o CORREIO, Pai L o ressaltou ainda que M e Tat de Oxum tinha muitas semelhan as com seu orix . “Assim como Oxum, ela era vaidosa, gostava de usar joias e era muito maternal e energ tica. Contava uma hist ria toda para voc perceber que estava errado”, lembra. Ele garante que vai sentir saudades da sua irm de santo: “S o muitos momentos que passamos juntos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*